Entre as ações mais recentes, destaca-se a operação realizada na madrugada de 10 de agosto, quando uma fiscalização integrada apreendeu 375 quilos de maconha e cocaína
![]() |
Agentes de Segurança com a droga apreendida na embarcação - Créditos : Agência Pará / Divulgação . |
A Base Fluvial Integrada Candiru, localizada no estreito de Óbidos, oeste do Pará, apreendeu, entre outubro de 2024 e agosto deste ano, 1.420,422 quilos de drogas em diversas operações de combate ao tráfico na região.
Somente em agosto, as ações dos agentes de segurança resultaram na interceptação de 386,492 quilos de entorpecentes.
De outubro do ano passado a julho de 2025, o volume total de drogas apreendidas foi de 1.033,93 quilos.
Com as operações mais recentes, o montante acumulado no período ultrapassou uma tonelada e meia.
Instalada em um ponto estratégico do Rio Amazonas, a Base Candiru atua de forma integrada com Polícia Militar, Polícia Civil, Grupamento Fluvial, Polícia Federal e Receita Federal. Além do combate ao tráfico fluvial, também contribui para coibir o contrabando e crimes ambientais.
As operações no período ainda resultaram na apreensão de madeira extraída ilegalmente, pescado irregular e armamentos.
Entre as ações mais recentes, destaca-se a operação realizada na madrugada de 10 de agosto, quando uma fiscalização integrada apreendeu 375 quilos de maconha e cocaína que eram transportados por cinco homens, dois brasileiros e três peruanos, em uma lancha de sete metros equipada com dois motores e transportando também 32 munições.
A perseguição começou quando os agentes, em ronda de rotina, avistaram a embarcação sem iluminação cruzando o estreito.
Após tentativa de fuga, a lancha foi interceptada.
Poucos dias antes, em 8 de agosto, a equipe abordou a embarcação N/M Amazon Star e, com o auxílio de um cão policial, encontrou 10 tabletes de skank, pesando 6,2 quilos, escondidos na lataria de um veículo.
O mesmo cão já havia atuado em outras apreensões no semestre, como em 19 de julho, quando 38 quilos de maconha foram encontrados em um carro transportado por barco.
As interceptações foram constantes ao longo do ano.
Em maio, uma série de operações resultou na apreensão de 130 quilos de skank escondidos em uma carreta de mudanças (dia 17), 17,7 quilos de cocaína e maconha em um caminhão (dia 14) e 22,8 quilos de drogas disfarçadas entre materiais para produção de camas de MDF (dia 4).
Abril também foi marcado por ações de grande impacto: no dia 23, quase 13 quilos de entorpecentes foram encontrados em fiscalizações de rotina e, horas depois, mais de uma tonelada de skank e “papel picado” de cocaína foi interceptada em embarcações procedentes de Manaus.
Com resultados expressivos e operações regulares, a Base Candiru consolida sua posição como referência no combate ao tráfico e crimes ambientais no corredor fluvial do oeste paraense.
Fonte : Oestadonet
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.