quinta-feira, 7 de agosto de 2025

"PARQUE DA CIDADE : UM SONHO DE NELSON CHAVES " É LANÇADO NA ALEPA

Quanto tempo demora para um sonho virar realidade? Para Nelson Chaves, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-deputado estadual, foram 36 anos desde que pensou na criação de um parque urbano em Belém até a realização do projeto, com o Parque da Cidade – um dos principais investimentos do estado para a COP 30.

Nesta quarta-feira, 6 de agosto, a Assembleia Legislativa do Pará, junto com o Tribunal de Contas do Estado, realizou o lançamento do livro “Parque da Cidade: um sonho de Nelson Chaves que virou realidade”. 
O livro resgata a memória de todo o processo que levou à criação de um dos principais projetos urbanísticos da capital paraense.
Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

“Esse é um projeto da cidade de Belém e do estado do Pará. 
O Parque da Cidade ocupa uma área de mais de 500 mil metros quadrados, um espaço que a população pode aproveitar. 
Desde a abertura, cerca de 500 mil pessoas já visitaram e conheceram o parque”, ressalta Nelson Chaves. 
“Falar do parque, contando a história e o nosso desejo de trazer para a capital paraense uma área que era necessária, é uma contribuição importante para o legado da cidade para as próximas gerações”, comenta com orgulho.
Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

Para o presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), o apoio cultural ao lançamento da obra é justificado. 
“Hoje o Parque da Cidade é uma realidade, ainda não foi oficialmente inaugurado, mas já é aberto para a sociedade e o sucesso é estrondoso”, destaca o parlamentar. 
“Ter um livro sobre esse tema é importante para a história do Pará, deixa documentado o esforço para transformar a ideia do conselheiro Nelson Chaves em um benefício concreto para a população”, avalia.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

O deputado Iram Lima (MDB), líder do governo na Alepa, ressaltou a participação do Poder Legislativo no processo. 
“Aprovamos nesta Casa o programa ‘Estrutura Pará’, que possibilita ao governo e às empresas agilizar grandes obras, como o Parque da Cidade. 
É uma obra que ficará na memória do povo paraense e será um dos parques públicos mais bonitos do mundo”, garantiu.
Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

A obra, escrita pelos jornalistas Mauro Bonna e Beth Mendonça, é um registro histórico fundamental sobre o desenvolvimento urbano de Belém. Em cerca de 200 páginas, a publicação traz fotografias inéditas e uma narrativa que valoriza a visão e persistência de Nelson Chaves, em defesa da transformação da área do antigo aeroclube em um parque público, como um marco urbanístico que hoje se integra às obras preparatórias realizadas pelo Governo do Estado para a COP30, reforçando a importância do Parque da Cidade no contexto ambiental e social da capital.
“Fizemos 10 horas de gravação de conversas com o conselheiro Nelson Chaves para resgatar todo o esforço para garantir a concretização do projeto. De certa forma, é uma biografia da atividade pública dele, a partir do recorte sobre o Parque da Cidade”, comemora o jornalista Mauro Bonna.
Este lançamento ocorre neste momento estratégico, com Belém se preparando para sediar a COP30, e os olhos do mundo voltados para a cidade. A obra faz uma reflexão sobre o passado, presente e futuro do desenvolvimento urbano e ambiental da capital paraense.

Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA)
AVAO – O lançamento do livro também teve um contexto social. 
O livro será vendido por um valor simbólico de R$ 20 durante o evento, e toda a arrecadação será revertida integralmente em benefício da Associação dos Voluntários no Apoio Oncológico (Avao).
Fonte : Alepa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.