terça-feira, 6 de setembro de 2011


Já era HORA
Cosanpa promete obras para ampliar atendimento em Itaituba
“Apenas 5% da população é servida com a água destinada pela empresa. A maioria já tem poço artesiano e não paga o liquido. A obra deve ser um fiasco, o resultado será um grande prejuízo para os cofres públicos

Jatene fala sobre o olhar de Valmir, Hilton e Alexandre Von
O governador Simão Jatene assinou, ontem (5) o contrato que dará início, dentro de aproximadamente 20 dias, às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água da Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará) em Itaituba. O município, localizado no sudoeste paraense, foi um dos pontos de parada do governador durante a viagem da “Rota da Integração”, uma caravana organizada pelos governos do Pará e Mato Grosso para mostrar a importância do eixo logístico da rodovia BR-163 (Santarém-Cuiabá).
A obra representa um investimento de R$ 9,8 milhões e será a primeira fase da expansão do serviço de abastecimento de água no município. “No total, estão previstos dois outros módulos de ampliação, sendo que o terceiro módulo foi dimensionado para um horizonte de 20 anos”, informou o presidente da Cosanpa, Antônio Braga. “O percentual de população atendida na sede do município com água tratada aumentará de 12% para 25%”, ressaltou Braga. Durante a cerimônia em Itaituba, a Prefeitura também assinou com a Cosanpa um convênio de cooperação renovando a concessão para os serviços de abastecimento de água e esgoto do município.
População já se acustumou com poços artesianos
De acordo com o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco, o início das obras atende a um desejo antigo da população. “A carência de água é muito grande em Itaituba, e há anos esperamos essa ampliação. No governo anterior a obra foi licitada duas vezes e não saiu do papel”, disse Climaco.
Compromisso - O governador Simão Jatene fez questão de dizer que, desta vez, a obra será concluída. “Eu sempre digo que o governo é o momento de resgatar os compromissos assumidos durante a campanha, e eu estou resgatando os meus. Em Itaituba, por exemplo, já vamos iniciar os estudos para a construção de um hospital e também esperamos poder construir uma escola de Ensino Médio em Miritituba (distrito de Itaituba). Quanto à ampliação da Cosanpa asseguro à população que essa é a última vez que assinamos esse contrato. Essa é a grande diferença do nosso governo”, afirmou o governador.
Segundo Jatene, as obras que começarão agora não resolverão integralmente o problema de fornecimento de água em Itaituba. “Vamos atingir ainda apenas 25% da população, e a carência continuará grande, mas um passo importante está sendo dando e nosso governo trabalha com responsabilidade, dando passos do tamanho das pernas, mas caminhando sempre para a frente”, afirmou.
Dentro de dois anos, prazo previsto para a conclusão das obras físicas, Itaituba ganhará uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) completa, um novo reservatório com capacidade para 2 mil metros cúbicos, além de uma adutora de 240 metros com 55 metros de adução e uma nova estação elevatória. Também serão implantados 20,4 quilômetros de rede doméstica e feitas 1.950 novas ligações para unidades consumidoras, que beneficiarão 8.970 pessoas.
Segurança e cidadania - Simão Jatene também esteve no Quartel do Corpo de Bombeiros em Itaituba, onde garantiu que as obras de reforma do prédio serão concluídas nos próximos dois meses.
Ao lado do quartel, o governador visitou a área onde o destacamento local da Polícia Militar desenvolve há vários anos o projeto "Bom Menino", voltado a estudantes da rede pública de ensino, com atividades extracurriculares, como ensino de música e práticas ambientais. Atualmente, o projeto beneficia 150 crianças e adolescentes.
Em seguida, o governador foi conhecer vários terrenos, já visando definir um área para a construção do hospital.Vários políticos estiveram presentes, entre eles o deputado federal Lira Maia, o presidente da Assembléia Legislativa Manoel Pioneiro, deputado Alexandre Von, Hilton Aguiar, o prefeito de Aveiro Ranilson Prado, vários ex-prefeitos, e vereadores da região.
Com informações de Simone Romero -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.