quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

GRITO DE ALERTA!

Aveiro vive clima de incerteza

“A cidade tem 235 anos de existência, apesar disso o que se pode ver é um município pobre com a população humilde e no rosto mascas estampada de pobreza e incerteza”.

Localizado as margens de um dos mais belo e rico rio da Amazônia, a cidade de Aveiro volta a ser manchetes de jornais e de outros tantos meios de comunicação. A cidade virou CASA DE MÃE JOANA, não se sabe quem manda. Até elegeram dois presidentes, e conseqüentemente dois prefeitos interino. A briga está nos tribunais da Comarca de Itaituba. Todo mundo pergunta: quem será o presidente da Câmara?...Quem será o nosso prefeito?...
Marcado pelas administrações envolvidas em escândalos, corrupção e total falta de competência, a cidade vive em torno da incerteza. A história mais recente pode-se citar os desmandos praticados por Milanês e Reginaldo Brindeiro, uma disputa pelo poder, o saí e entra entre os dois custou milhões para os cofres públicos de Aveiro, o que daria para realizar inúmeras obras em benefícios do município. Um dia Milanês Pinheiro era cassado, outro dia era Reginaldo, não muito diferente aconteceu com Adalberto Viana (Cabano) que também foi cassado, depois voltou, porém deixou uma farta herança para os cofres do município.
Enfim, a cassação da prefeita Maria Gorete, dizem que custou altíssimo a sua tentativa de continuar no poder, porém sendo cassada. O prefeito interino Manoel Sales que apesar de pouco tempo teria feito uma imensa divida, principalmente porque teria feitos pagamentos para agiotas que teria emprestado para prefeita cassada Maria Gorete. Tudo isso, e ninguém até agora pelo menos respondeu pelo danos causados a saúde, a educação, a merenda escolar de centenas de crianças do município.

MASCAS DE INCERTEZA: Nomes como Adamor, Leon Boillet,........ , Milanes, Cabano, Reginaldo e agora Gorete Xavier, todos com igualdades de incompetência, fizeram história nesta caminhada. Somando todos eles, os processos acumulados somariam milhares e milhares de paginas, fato que seria quase impossível de serem analisadas.
Nessa republica da democracia, a cidade nada mudou, a não ser a maioria de seus munícipes que pela falta de oportunidades correram atrás de melhores dias, deixando seus amigos e familiares para trás e foram trabalhar em outros rincões, como Itaituba, Santarém, e principalmente para o estado do Amazonas, onde hoje vivem à maioria.
Sãos 225 anos convivendo com à impunidade de gestores irresponsáveis,que tomaram o governo municipal como se fossem suas próprias casas, deixando o povo humilde e ordeiro na mais absoluta miséria, tirando o direito de viveres decentemente.
A população tem sofrido com a falta de medicamentos, de assistência e de atendimentos. Áreas como agricultura e infra-estrutura é um fracasso. Os agricultores não recebem incentivos. Nas comunidades é visível a tristeza estampado no rosto dos agricultores. As ruas da cidade e das comunidades estão tomadas de mato e lixo. Na verdade o povo de Aveiro sucumbe no mais completo abandono.
Precisamos de uma educação adequada, pra isso temos a verba do FUNDEF, temos verbas para Saúde, inúmeros convênios, a cota do ICMS, sem falar da receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). É muita verba para pouca obra, lá nada se ver. A não ser o trabalho que tem o gestor de realizar o pagamento em dias e arcar com algumas cotas de energia para certas comunidades.

É necessário que se formem urgentemente consciências de que um gestor municipal e uma Câmara de vereadores sejam cidadãos autênticos, de amor à sua terra, com princípios éticos de cidadania, opinião benfazeja e que defenda os reais interesses do povo, na integra. “ Ainda bem que HENRY FORD não está vivo para ver o que estão fazendo com a cidade que ele escolheu no CORAÇÃO DA AMAZÔNIA, bem perto dali FORDLÂNDIA”.

Vou usar a frase da minha querida amiga e professora Nazaré Pereira, A NAZICA... Aveiro que me viu crescer, infelizmente eu não posso dizer o mesmo! Chega, basta!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.