terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Roteiros Santarenos
Projeto abre inscrição para excursão geológica
O projeto “Roteiros Santarenos: Geologia, História e Turismo” abre inscrições para a sua primeira excursão geológica, denominada “Formações de Alter do Chão”. As inscrições são gratuitas e abertas à comunidade em geral. Os interessados devem inscrever-se através do correio eletrônicoroteiros.santarenos@gmail.com ou no Programa de Ciências da Terra do IEG (Rua 24 de Outubro, 3707 – em frente ao Iate Clube), no período de 16 a 21 de fevereiro.
Vinculado ao Programa de Extensão “Cultura, Identidade e Memória na Amazônia” do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e ao Programa de Ciências da Terra, o projeto pretende mobilizar a comunidade acadêmica e a sociedade santarena em geral para a necessidade de conhecer a geologia e a história da formação do lugar para a realização de um tipo de turismo voltado para a conservação – o geoturismo.
Ao todo, estão programadas 10 excursões em lugares que representam o grande potencial turístico de Santarém. Em cada excursão a comunidade poderá participar por meio de inscrição. De acordo com a Prof. Deize Carneiro, o projeto objetiva contribuir com a educação patrimonial, ou seja, a educação relacionada ao patrimônio geológico e natural, bem como também a educação ambiental de toda a comunidade santarena. “É uma forma alternativa de fazer educação ambiental e está dentro de uma área da Geologia, chamada de geoconservação. A geoconservação é uma linha teórica que contribui para a conservação de ambiente abióticos, isto é, rochas, relevos, minerais, ou seja, ambientes não vivos. É todo um movimento, uma linha teórica que há na Geologia e busca conservar a diversidade desses ambientes abióticos que chamamos de geodiversidade”, informa a Prof. Deize Carneiro, coordenadora do projeto.
Roteiros geoturísticos – As excursões geológicas, também conhecidas como roteiros geoturísticos, reúnem turismo, lazer, o conhecimento científico voltado para a Geologia e a Geomorfologia. Como a região Oeste do Pará possui forte potencial turístico, com a ocorrência de inúmeras praias e belas paisagens, a coordenadora do projeto considera que todo esse potencial pode ser utilizado não só para o lazer, mas também para a realização de trilhas. “A riqueza geológica é de toda a região Oeste do Pará, não só de Santarém. Na cidade de Monte Alegre, por exemplo, por causa da geodiversidade do lugar, está sendo proposto um geoparque, ou seja, um território que, segundo a Unesco, deve ser conservado devido ao patrimônio geológico e sua importância para contar a história da Terra, a história da paisagem”, enfatiza.
Talita Baena – Comunicação/UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.