quarta-feira, 2 de abril de 2014

PRIMEIRO CURSO SUPERIOR EM ÁREA DE ASSENTAMENTO NO OESTE DO PARÁ SERÁ IMPLANTADO EM JURUTI



Por Udirley Andrade
Nesta manhã, moradores do assentamento iniciaram um puxirum para limpar o terreno para a construção do prédio da UFOPA em Juruti Velho
Desde que foi anunciada a implantação do ensino superior na região de Juruti Velho, em Juruti, as mais de 2.600 famílias (cerca de 11 mil pessoas) que habitam as 51 comunidades do assentamento vivem a expectativa de dias melhores.
O ensino superior na região será oferecido por meio do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, do INCRA, cuja finalidade é oferecer condições para que os moradores de assentamento possam concluir os estudos através da educação básica, cursos técnicos profissionalizantes, cursos superiores e de especialização.

Orivan Matos Júnior, assegurador do PRONERA, destacou que é grande a carência e a necessidade para que o programa seja implantado na região de assentamento.  Segundo ele, há dez anos não é oferecido cursos através do Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária “Educação é um direito básico do cidadão. Pessoas educadas, instruídas, sabem o seu direito e podem contribuir para o desenvolvimento do assentamento. É isso que queremos pra cá, trazendo cursos não só da UFOPA, mas também do IFPA, cursos voltados para a realidade do campo para que o assentamento seja independente, possa produzir, e que as pessoas possam melhorar a sua qualidade de vida”, disse Orivan.
Os cursos oferecidos pelo PRONERA são regulares, diferente dos que hoje a UFOPA tem oferecido em Juruti, que são cursos intervalares. Orivan lembrou que essa “é uma dívida história que o governo tem com as populações tradicionais”.
Everaldo Portela, assessor da ACORJUVE e professor da UFOPA, ressaltou que essa é uma luta que já dura mais de quatro anos.  “Pelo menos agora temos uma sinalização positiva de que a coisa vai acontecer. A demanda por educação nos assentamento é muito grande em toda a região oeste do Pará. Juruti Velho tem o privilégio de ser o primeiro assentamento a receber os cursos do PRONERA. Isso é resultado da organização da luta, das lideranças, do movimento do povo de Juruti Velho, pois sem isso nada seria possível. A luta do povo de Juruti Velho acaba beneficiando outras regiões que estão clamando pelos cursos do PRONERA”, destacou Everaldo.
A implantação do PRONERA foi uma reivindicação feita pela ACROJUVE – Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho ao INCRA, que a partir de então promoveu diversas reuniões com a UFOPA. A iniciativa deve contemplar outras áreas de assentamento, haja vista que o INCRA está analisando a possibilidade de expandir os cursos do PRONERA.
Lázaro Silva, diretor de Interiorização da UFOPA, informou que a principio será implantado o curso de Pedagogia voltado para a educação no campo. “Essa é uma vocação de parte dessa região, mas a proposta é trazer outros cursos, como engenharia de pesca. O curso de Pedagogia está tramitando na procuradoria do INCRA, já houve discussão interna no colegiado de Pedagogia da UFOPA, que aprovou o curso. A nossa vinda aqui foi para discutir a questão da infraestrutura. A ACORJUVE firmou parceria a fim de viabilizar essa etapa. E se tudo der certo, as atividades iniciam no segundo semestre de 2014”, ressaltou Lázaro. O curso terá atividades teóricas e práticas. Essas últimas vão contemplar atividade de manejo, criação de animais, voltadas para a educação no campo. Esse será o diferencial em relação ao curso de pedagogia tradicional.
Gerdeonor Pereira, presidente da Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho, garantiu que a entidade vai construir o espaço onde serão desenvolvidas as aulas. Um puxirum de limpeza do terreno acontece por toda esta 3ª feira. “Estou muito feliz com essa notícia e o que depender da associação, nós iremos fazer. Se Deus quiser, iremos construir o espaço até o mês de agosto para ser entregue à universidade”, garantiu o líder comunitário.
A seleção dos alunos se dará através de uma seleção especial, provavelmente em agosto. Serão oferecidas 30 vagas para os moradores o assentamento Juruti Velho e outras 20 para outros assentamentos localizados no município de Juruti.
Seu Izael Fernandes, assentado de Juruti Velho, reconhece a importância da implantação do PRONERA na região. “Eu fico satisfeito porque eu tenho um filho que já concluiu o ensino médio e teve que deixar a região para continuar o estudo em outra cidade. E tenho outro que está terminando o 3º ano e terá a oportunidade de estudar aqui mesmo. Acho que todos concordam que isso é bom pra todo mundo. Nós aqui do assentamento estamos torcendo para que dê tudo certo”, relatou seu Izael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.