segunda-feira, 11 de março de 2019

Novo centro cirúrgico do Hospital Municipal deve realizar 600 cirurgias por mês

Inaugurado nesta segunda-feira (11), o centro cirúrgico passa a ter cinco salas, duas a mais que o anterior.
Novo centro cirúrgico do HMS tem capacidade para realizar até 700 cirurgias por mês — Foto: Natashia Santana/Ascom IPG/Divulgação
O novo centro cirúrgico do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém, oeste do Pará, inaugurado nesta segunda-feira (11), vai possibilitar a realização de ao menos 600 procedimentos ao mês. O centro que antes contava com apenas três salas, passa a contar com cinco. A finalidade é melhorar os serviços oferecidos à população do município e da região.
Com a estrutura antiga, o centro realizava 500 cirurgias/mês. Com o novo espaço, o hospital pode chegar à realização de 700 cirurgias mensalmente. Mas para garantir um atendimento de qualidade e não sobrecarregar o hospital, a direção pretende trabalhar com o número de 600 procedimentos cirúrgicos, já que após as cirurgias os pacientes precisam ficar internados em leitos.
O novo centro cirúrgico funcionará com novos equipamentos adquiridos com recursos provenientes de emendas parlamentares. Uma nova mesa cirúrgica, bisturi eletrônico, monitor, eletrocautério, carrinhos de anestesia, aspirador e objetos auxiliares, estarão à disposição da equipe médica.
Presente na inauguração, o prefeito Nélio Aguiar destacou as ações de melhoramento da estrutura física e no atendimento do HMS. Segundo ele, as reformas estão sendo feitas por partes porque não tem como parar o hospital para executar tudo de uma vez. Primeiro foi reformada a cozinha e o refeitório da unidade. O objetivo agora é dar continuidade aos trabalhos pelo setor de obstetrícia. Segundo ele, os recursos para a obra já estão alocados.
Programação
Para marcar a inauguração do novo centro cirúrgico e também da nova recepção do HMS, uma programação diferenciada foi realizada pela direção do Instituto Panamericano de Gestão – IPG, OS que administra o hospital, na área externa do hospital. Equipes estiveram oferecendo gratuitamente para a população a realização de testes rápidos de glicemia, sífilis, HIV, hepatite B e C. Além de aferição de pressão, vacinação contra sarampo e terapia de relaxamento.
Blog do xarope via G 1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.