segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Justiça federal condena prefeito de Itaituba por destruição de 746 hectares de floresta nativa

Resultado de imagem para prefeito valmir climacoValmir Clímaco (MDB) ficará inelegível por oito anos

A Justiça Federal condenou o prefeito do município de Itaituba, Valmir Clímaco de Aguiar (MDB) por crime ambiental e usupação de área da União. 
O prefeito foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) pela destruição de 746 hectares de floresta nativa no interior da Fazenda Serra Azul, localizada no município de Altamira.
O juiz da 1ª Vara Federal de Santarém, Domingos Daniel Moutinho, fixou uma pena de quatro anos e nove meses de prisão em regime semiaberto. No entanto, como o réu respondeu ao processo em liberdade, o magistrado decidiu que ele deverá cumprir a pena também em liberdade. 
"O auto de infração nº. 200594-D comprova que houve destruição de 746 hectares de floresta nativa no interior da Fazenda Serra Azul, com exploração de matéria-prima – madeira – pela Madeireira Climaco", profere o juiz na sentença de condenação.
O relatório da fiscalização ambiental, comprova a efetiva exploração de madeira durante os anos de 2002 e 2003 na fazenda Serra Azul e também que a matéria-prima explorada comprovadamente pertencia à União, como consta do ofício do Incra.
A área explorada está dentro do polígono desapropriado pelo Incra em Altamira, mais especificamente na Gleba Arraia, de domínio da União. Por isso, o magistrado tem clareza, que todos os elementos necessários à caracterização do crime foram demonstrados.
"Observa-se que o desmatamento e a exploração de madeira ocorreu em área sob a posse do acusado, o que é comprovado através do auto de infração juntado aos autos que foi assinado pessoalmente pelo réu", afirma o juiz.
A defesa do prefeito alegou na ação, que a exploração de madeira se deu anteriormente a 1988 e requereu a absolvição do prefeito Valmir Clímaco. Porém, o magistrado não acatou a justificativa. "As provas acima mencionadas afastam a alegação de que o réu somente atuava em outra área distante daquela onde constatada a exploração ilegal de matéria-prima da União. Portanto, está comprovado que o réu praticou o delito", especifica o juiz
Valmir Clímaco é proprietário da madeireira Clímaco e de fazendas em Altamira e Itaituba. Em julho deste ano, a Polícia Federal recebeu uma denúncia e flagrou um avião de pequeno porte, que pousou na fazenda Borboré, onde foram encontrados 600 quilos de cocaína, armas e muita munição. O prefeito negou que a aeronave e o armamento, inclusive, dois fuzis AR-15, pertencesse ao seu patrimônio. 
Drogas e armas apreendidas pela PF em julho na fazenda de Valmir Clímaco - Reprodução/PF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.