Uma ação social realizada na manhã deste sábado, 26, em Altamira, no sudoeste paraense, lembrou o Mês do Orgulho Autista, comemorado em junho.
O evento idealizado pela vereadora Thaís Nascimento juntamente com um grupo de mães de crianças autistas TEA’S do Xingu – (Transtorno do Espectro Autista), contou com apoio de vários órgãos e instituições públicas, entre elas: Sespa Altamira, Departamento Municipal de Trânsito – (Demutran de Altamira), Centro de Psicossocial Infantil – (CAPSI), Setor de Identificação da Polícia Civil do Pará, além da participação de voluntários que se dispuseram a doar tempo e ajudar a causa. “Hoje nós estamos realizando a primeira ação do Projeto Atingir que visa levar mais educação, mais saúde, mais cidadania através de políticas públicas a essa população”, pontuou a idealizadora da ação social, vereadora Thaís Nascimento.
A ação voltada exclusivamente para atender autistas acontece pela primeira vez na história do município e ofereceu emissão de carteira de identidade para pessoas autistas, cadastramento da CIPTEA – carteira de identificação para pessoas com autismo, orientação psicológica para os pais e atendimento nutricional, além de oficinas de pinturas, conversa e compartilhamento de vivências entre as famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
O evento reuniu não somente pais e filhos de Altamira, mas de outros municípios da região Transamazônica, como o Senhor Nelcicley Vieira, que veio da cidade de Uruará, que fica a 180km de Altamira, só para trazer o filho que é autista. “A gente ficou sabendo dessa ação e viemos, porque sempre procuramos dar uma melhor qualidade de vida para nosso filho, haja vista que essa região é carente dessas ações”, disse.Nelcicley Vieira – morador da cidade de Uruará, PA.
A jornalista Cristiane Prado, tem uma filha autista, de 10 anos, que também foi contemplada pelos serviços. Ela comemorou nas redes sociais a realização do evento. “Quanto à ação social de hoje quero parabenizar a todos os voluntários que dedicaram seu tempo à causa dos autistas. Como mãe de uma garotinha que tem o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista gostaria de agradecer pela iniciativa da vereadora Thaís que somou forças com o grupo de mães TEA’s do Xingu para fazer valer o direito dos nossos filhos. Aos demais apoiadores nossos sinceros agradecimentos”, disse a jornalista da TV Liberal Altamira.
A Coordenadora do Departamento Especial da Pessoa com deficiência em Altamira, Gabriela Macieira, também se fez presente na primeira ação e elogiou o evento. “Nós estamos muito felizes com esse avanço da luta dos autistas aqui de Altamira. Estamos para contribuir e garantir os direitos dos autistas e da Assistência Social”, frisou a coordenadora.
Também estiveram visitando a ação social os vereadores Olailton Carvalho, Tânia Silva e Socorro do Carmo, além do ex-parlamentar Francisco Marcos.
Outro serviço muito procurado na ação foi a emissão do cartão para estacionamento em vaga especial, que é um direito das pessoas com deficiência. O documento foi disponibilizado depois de um cadastro feito por agentes do Departamento Municipal de Trânsito.
O TEA – Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta, principalmente, o aspecto comportamental. Não tem cura e requer acompanhamento especializado de equipe multidisciplinar para que a criança possa desenvolver suas habilidades e superar as dificuldades como a interação social e ainda alcançar o desenvolvimento pedagógico além da autonomia em sua rotina.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.