Campanha alerta para prevenção e combate ao câncer de mama. Cerimônia contou com a presença de mulheres atendidas pela Casa Rosa.
Como parte das ações de conscientização no combate ao câncer de mama, foi realizada nesta terça-feira (5) uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Santarém, no oeste do Pará. Dentre os participantes, membros da casa legislativa, profissionais da saúde e mulheres que integram a Casa Rosa, instituição que funciona no município em apoio a pessoas em tratamento contra a doença.
A coordenadora da Casa Rosa, Adelaine de Jesus, esclareceu que a sessão teve como objetivo celebrar a vitória de algumas mulheres que conseguiram a cura do câncer, mas principalmente sensibilizar toda a sociedade na prevenção.
"Um toque é muito valioso e pode salvar vidas. Pra nós é importante estar aqui para conseguir mais políticas públicas e ter um espaço de voz. Estamos lutando por uma casa própria pra que nossa instituição funcione em um prédio próprio", ressaltou.
Atualmente, a Casa Rosa está atendendo a 24 mulheres, sendo 12 acompanhantes e 12 pacientes. O que sinaliza a grande demanda de pessoas que buscam atendimento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e na Casa Rosa.
Segundo o diretor do HRBA, Herbert Moreschi, o 'Outubro Rosa' é o mês alusivo em prevenção ao câncer de mama quando são intensificadas as ações de disseminação da informação da prevenção e tratamento precoce do câncer de mama, que é o tipo de câncer que mais mata do mundo todo.
"Sabemos que quando ocorre o tratamento precoce o potencial de cura é mais alto. Somente no nosso hospital são mais de 2 mil pessoas que fazem acompanhamento mensal. O câncer não é uma doença exclusiva das mulheres, há homens que fazem tratamento lá no hospital e, geralmente, o homem não se preocupa com isso", reitera Herbert.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.