terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Obra musical de Sebastião Tapajós é declarada patrimônio cultural e imaterial de Santarém


Foi declarado patrimônio cultural e imaterial de Santarém, no oeste do Pará, a obra musical de Sebastião Tapajós. O reconhecimento se tornou lei após sanção do prefeito Nélio Aguiar na ultima segunda-feira (13).

Sebastião Pena Marcião nasceu em 16 de abril de 1943 no município de em Alenquer. O artista gravou mais de 50 discos, sendo o primeiro de 1967, com o nome de "Violão e Tapajós", e o último, de 2014, com o título de "Violões do Pará".

O músico se formou no Conservatório Nacional de Música de Lisboa e também estudou na Espanha e se dedicou à pesquisa de música popular e folclórica. Sebastião fez turnês ao lado de Paulinho da Viola, Maria Bethânia e também gravou na Alemanha e lançou discos com temas regionais do Pará e da América Latina.

Em 1992 ele recebeu o prêmio de Melhor Músico Brasileiro, concedido pela Academia Brasileira de Letras e em 2013 recebeu o título de Doutor Honoris Causa, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e também da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Já em 2017, a partir de uma iniciativa de amigos, foi fundado o Instituto Sebastião Tapajós, que divulga a obra do violonista e de outros artistas locais. O violonista deixou um legado à cultura do Brasil e do mundo, levando consigo a Amazônia por onde passou.

*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*


com informações G1 SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.