terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Justiça do Pará absolve mulher acusada de matar o marido para defender gato de estimação


A mulher Rodivelda Mendes Alfaia, 41 anos, foi absolvida, na última segunda-feira, 13, da acusação de matar o marido, Jonilson do Espirito Santo Cruz, 46 anos, a facadas em fevereiro de 2019, no Distrito de Outeiro em Belém, depois de ameaças de morte a ela e a um gato de estimação.
Os advogados sustentaram a tese de legítima defesa, pois a mulher era vítima do companheiro com quem convivia há 12 anos. Os causídicos alegaram que a mulher não o denunciava por amar o agressor e havia a dependência econômica do companheiro, logo Rodivelda Alfaia não se excedeu no seu direito de se defender.

ENTENDA O CASO

Um jovem de 18 anos, relatou que a mãe era sempre agredida pelo padrasto, que era amistoso no começo do relacionamento, mas depois passou a xingar a mulher, até iniciar com pequenas agressões como puxão de cabelo, e, por fim, vieram as ameaças de morte. O rapaz disse que a mãe pedia para que ele não interferisse nas agressões, por se tratar de “briga de marido e mulher”.

No dia do crime, segundo a mulher, o casal foi à praia, local onde ela vendia confecções. Em seguida, após as vendas, o homem passou a ingerir bebida alcóolica, tendo a mulher recusado acompanhá-lo por causa de uma medicação antiviral de seu tratamento médico.

No começo da noite, o casal, já em casa, passou a discutir porque o marido gastou o dinheiro da mulher e não pagou a conta com seu cartão de crédito. A discussão evoluiu para agressão física e Jonilson Cruz apanhou uma faca na cozinha e continuou a atacar a mulher.

Durante a briga, o marido teria ameaçado a mulher e o gato de estimação de Rodivelda Alfaia. Segundo a ré, Jonilson Cruz se enfureceu porque o gato comeu a comida dele. Os jurados aceitaram a tese de legítima defesa e absolveram a ré em Belém.

*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*

Com informações do Debate de Carajás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.