sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Turma de Agronomia da Ufopa implementa espaço agroecológico em Rurópolis

Alunos separando terra preta para os canteiros do espaço agroecológico — Foto: Arquivo pessoal
Turma de Agronomia da Ufopa implementa espaço agroecológico em Rurópolis
A turma de Agronomia da Universidade Federal do oeste do Pará (Ufopa) implementou um espaço agroecológico no Núcleo Universitário de Rurópolis, sudoeste do Pará. O espaço começou a ser preparado em abril de 2022 e é utilizado para a realização de experimentos e cultivo de diversas variedades de plantas frutíferas, verduras e legumes.
"Por meio desse espaço agroecológico, estamos contribuindo com o fortalecimento da formação dos discentes. Esse espaço tem o objetivo de ser um ambiente de observação e de experimentação que os alunos vêm desenvolvendo de acordo com cada disciplina, além de ser uma forma de estimulá-los a ter curiosidade e assim buscar inovação no cultivo de diversas espécies, desde hortaliças até as frutíferas", declarou a Profª Drª Danielle Wagner, coordenadora do curso de Agronomia da Ufopa em Rurópolis.
No espaço, são realizadas atividades de limpeza, construção de canteiros, preparo de substratos, montagem de pilhas de compostagem, produção de adubo orgânico, semeadura e tratos culturais em hortaliças, frutíferas e plantas ornamentais.


Para a aluna Thalia Barbosa o projeto tem gerado muitas expectativas. "Os alimentos colhidos aqui no espaço são de consumo próprio, devido ainda ser uma produção em pequena escala. Nosso objetivo é ampliar o Espaço Agroecológico, que além de ser nossa área experimental, também queremos abrir as portas do espaço para à comunidade, aos familiares dos alunos, e transmitir para essas pessoas o conhecimento que estamos adquirindo no curso", disse.


Experimento com morangos começa a dar frutos no espaço agroecológico — Foto: Arquivo pessoal

O curso de Agronomia em Rurópolis

Nos últimos dois anos, a Universidade Federal do Oeste do Pará começou a expandir sua área de abrangência na Região do Baixo Amazonas e Tapajós através do Programa Forma Pará, em parceria com o Governo do Estado e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Pará e Prefeitura de Rurópolis.

Canteiros de hortaliças — Foto: Arquivo pessoal

O curso de Agronomia em Rurópolis iniciou em março de 2022 e desde então tem contribuído para melhorias na agricultura por meio de participação em palestras e eventos estaduais, levando conhecimento e inovação para o município.
*colaborou William Kobs, de Rurópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.