Um detento em regime fechado no sistema prisional de Santarém, no oeste do Pará, se formou no curso de graduação em Gestão Financeira e foi eleito como melhor aluno da turma. A outorga de grau foi realizada na sexta-feira (16).
De acordo com advogada do preso, Kayla Santos, ele escolheu utilizar o estudo como meio de redução de pena, em conformidade com a legislação de execução penal do país. Em uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e a Universidade da Amazônia (Unama), foi possível oferecer educação totalmente virtual ao detento.
"No momento ele cumpre no regime fechado da pena e não poderia cursar semipresencial. É válido ressaltar, que ele foi eleito o melhor aluno do curso mesmo nas condições limitadas. Ele podia acessar apenas as plataformas de estudo e sobre supervisão dos professores", ressaltou a advogada.
A advogada ressaltou também que além disso, o acesso a oportunidades de educação superior no cárcere é restrito, sendo o detento beneficiado por um programa que é custeado pela família. No entanto, é válido destacar que o acesso a esse programa é concedido apenas após aprovação em testes de segurança e outros critérios estabelecidos pela instituição penal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.