terça-feira, 22 de abril de 2025

SANTARÉM, ITAITUBA E NOVO PROGRESSO LIDERAM EM TÍTULOS IRREGULARES NO OESTE DO PARÁ

Prazo para regularizar vai até 19 de maio

A menos de um mês do fim do prazo para regularizar o título de eleitor, a Justiça Eleitoral faz um alerta: 
eleitor que não votou, não justificou e não pagou a multa nas três últimas eleições consecutivas poderá ter o título cancelado se não resolver a situação até o dia 19 de maio.
Somente na região oeste do Pará, Santarém (8.727), Itaituba (4.241) e Novo Progresso (1.314) são os municípios com os maiores números de títulos em risco de cancelamento, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
Ao todo, a região já soma 22.016 eleitores irregulares.
A consulta da situação eleitoral pode ser feita de forma rápida e gratuita pelo site do TSE, pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), pelo aplicativo e-Título ou presencialmente nos cartórios eleitorais.
É considerado faltoso quem não votou, não justificou a ausência, e não pagou a multa nas três últimas eleições consecutivas (lembrando que cada turno conta como um pleito).
A multa é calculada por turno e pode ser paga via boleto, Pix ou cartão de crédito nos canais de autoatendimento. 
Em casos de impossibilidade financeira, o juiz pode conceder isenção.
Perfil dos eleitores faltosos no Brasil: 58% são homens; 30,33% não completaram o ensino fundamental.
A faixa etária com maior número de irregulares: 25 a 29 anos e mais de 3 mil pessoas que utilizam nome social estão com pendências.
Entre os eleitores com deficiência, são mais de 39 mil em situação irregular.
Situação nos municípios do oeste do Pará. 
Abaixo, confira os dados dos principais municípios da região:
Município Títulos Irregulares
Santarém 8.727
Itaituba 4.241
Novo Progresso 1.314
Oriximiná 1.109
Alenquer 1.008
Uruará 693
Almeirim 571
Óbidos 564
Jacareacanga 509
Juruti 545
Mojui dos Campos 522
Rurópolis 479
Trairão 376
Prainha 347
Belterra 350
Placas 300
Aveiro 315
Terra Santa 277
Curuá 158
Faro 108
A recomendação da Justiça Eleitoral é não deixar para a última hora. A regularização evita transtornos como: Impossibilidade de votar, dificuldade para obter documentos, impedimento para tomar posse em concurso público ou obter empréstimos.
Consulte sua situação: www.tse.jus.br
Fonte : Oestadonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.