A Polícia Civil deflagrou na tarde dessa quarta-feira, 7 de janeiro, uma operação que identificou um esquema sofisticado de desvio de energia elétrica numa fábrica de gelo localizada no Bairro Boa Sorte, em Uruará (PA).
Segundo informações da corporação, o estabelecimento estava conectado à rede elétrica de forma irregular.
Enquanto o medidor registrava um consumo incompatível com o porte do comércio, a carga real utilizada para a produção de gelo era desviada por meio de uma ligação clandestina subterrânea.
Com apoio de equipes técnicas da Equatorial Pará, os policiais constataram que o consumo mensal da fábrica equivalia ao abastecimento de cerca de 30 residências.
Diante do flagrante, o proprietário foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais, e a ocorrência registrada como furto de energia elétrica.
O crime, popularmente conhecido como “gato”, está previsto no artigo 155 do Código Penal e pode resultar em multa e pena de prisão.
Além de prejuízos financeiros, a prática representa riscos de acidentes, como choques elétricos e incêndios, além de sobrecarregar o sistema e afetar consumidores regulares.
Esta é a primeira ação de combate ao furto de energia registrada em 2026 na região do Xingu.
A distribuidora notificou a irregularidade e interrompeu a ligação clandestina.
As autoridades reforçam que denúncias podem ser feitas de forma anônima às empresas responsáveis pelo fornecimento de energia.
Fonte : Gazeta Real
Blog do Xarope via Gazeta Real
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.