quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Moradores do Rio Arapiuns fazem protesto e bloqueiam embarcações

De acordo com eles, balsas levam madeira retirada ilegalmente.Equipe de fiscalização do governo estadual deve apurar denúncias.

Moradores de comunidades rurais à beira do Rio Arapiuns, no Pará, estão bloqueando embarcações carregadas de madeira. Eles dizem que o produto foi retirado ilegalmente da Floresta Amazônica.
O protesto dura quase uma semana. Pelo menos quatro balsas foram interditadas. Duas estão vazias e as outras, carregadas com madeira, que, segundo os moradores, teria sido extraída ilegalmente.
Os manifestantes vivem em um conjunto de glebas estaduais sob a responsabilidade do Instituto de Terras do Pará. Nos últimos anos, a região, juntamente com outras quatro áreas estaduais vizinhas, vem sendo alvo de debates entre movimentos sociais e o governo sobre a definição formal de repasse de terras públicas. Outra situação que tem resultado em conflitos é o desmatamento desordenado.
De acordo com os comunitários, a cada semana mais de cinco balsas carregadas de madeira saem pelo rio sem nenhuma fiscalização.
Uma equipe de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente do Pará deve chegar ao local nesta quinta-feira (22) para apurar denúncias.

Um comentário:

  1. Na região da Gleba Nova Olinda I existem 14 comunidades devidamente reconhecidas pelos órgãos que trabalham com regularização fundiária.. Dessas, apenas três fazem parte do protesto. As demais são contra esta manifestação.
    Ressalta-se ainda que as balsas que estão presas estão devidamente legais, portando Nota Fiscal e Guia Florestal; inclusive a Sema esteve na balsa após esta ser detida pelos manifestantes e, ao fiscalizar a madeira, confirmou que o produto está devidamente regularizado. Além disso, o Governo do Pará também já se posicionou atestando a regularidade da madeira transportada nas balsas. (reportagens circulando na internet)
    Infelizmente tal manifestação está prejudicando pessoas erradas, empresas que trabalham sério, com projeto de manejo que é favorável ao meio ambiente, empresas honestas que empregam pessoas da região e que geram renda para os moradores da área e para o Estado. É desistimulante trabalhar dessa forma. Tanta gente trabalhando errado e fazendo mal ao meio ambiente e essas pessoas estão aí prejudicando o trabalho de gente honesta. Que seja feita a Jusitiça!

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.