sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Operação da Polícia Civil fecha nove bocas de fumo em Óbidos
15 acusados de tráfico de drogas foram presos e mais de dois quilos de cocaína apreendidos.
Por Juscelino Ferreira



Homens da Polícia Civil, comandados pelo delegado regional Jardel Guimarães, deflagraram na manhã de ontem, no município de Óbidos, Oeste do Pará, a operação “Jericó”, com o objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em várias residências apontadas como pontos de comercialização de drogas. Durante a ação, 15 acusados de tráfico de drogas foram presos e mais de dois quilos de cocaína apreendidos.
De acordo com o delegado que coordenou a operação, os mandados resultaram de investigações sobre a comercialização de drogas no município. Todo o trabalho investigativo foi comandado pelo delegado Elinelson Oliveira, titular da Delegacia de Óbidos. E graças às provas coletadas, todos os pedidos de prisão foram acatados pelo juiz da comarca local, Thiago Tapajós Gonçalves. Os presos são 11 homens e quatro mulheres. Com eles, os policiais apreenderam um total de 2,7 quilos de drogas, entre pasta de cocaína, pedras de crack e petecas prontas para venda. Além dos entorpecentes, foram apreendidas seis motocicletas, três televisores de plasma, R$ 6,2 mil em dinheiro, telefones celulares e jóias.
Na ação os policiais também apreenderam dois revólveres calibres 32 e 38, bem como, objetos usados no preparo e processamento das drogas, como balança digital de precisão e solventes. Segundo o delegado Jardel Guimarães, foram desarticuladas nove bocas de fumo. Esses pontos eram usados também para distribuição das drogas. Em um deles, conhecido como "boca do Naldo Preto", funcionava o centro de apoio da quadrilha de traficantes. Nesse local, os policiais encontraram a maior parte dos objetos apreendidos e dos entorpecentes. O imóvel, que era denominado pela equipe de investigação como a "Fortaleza do Tráfico", apresentava forte esquema de amedrontamento da vizinhança da área.
Os traficantes mantinham no perímetro do local uma guarda armada, o que sempre dificultava o acesso de policiais para efetuar prisões em flagrante. Desta vez, o aparato não foi suficiente para impedir o cerco formado pela polícia. Os presos na operação foram identificados como Ildo Vieira, Jadson Santos, Manoel Jarlisson, Alisson Silva, Clodovaldo Viana, de apelido "Telha", Josinaldo, conhecido por "Naldo Preto", Sandra Santos da Costa, Aurelino Castro Carvalho, José Augusto Pinheiro dos Santos, Cinei Santos Costa, Márcia Lima Freitas, Jovelino Santiago, Esmael Marques, Ronaldo Almeida e Mara da Silva Cerdeira.
A operação contou com a participação de 37 policiais deslocados de oito municípios do Oeste paraense. Na ação também foi utilizada a viatura fluvial (barco) André Luiz, da Polícia Civil de Santarém, que fez o transporte dos agentes até Óbidos. Todo o planejamento da operação foi elaborado pelo delegado Elinelson Silva, com participação do Grupo de Combate ao Crime Organizado de Santarém (CGGO), sob o comando do delegado Silvio Birro.

Um comentário:

  1. Xarope,temos acompanhado através do seu blog as ações da policia civil no oeste paraense no combate aos traficantes, gostariamos saber se Uruará não faz parte dessa regional, pois o tráfico está imperando em nossa cidade e a polícia não faz nada. abraços. Observador

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.