quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Carta ao Xarope detalha TORTURA no centro de recuperação em Itaituba


“Uma ação covarde, praticada por representantes do estado, totalmente despreparados e maliciosos, onde o resulta foi mais de 80 seres humanos espancados e torturados das mais terríveis formas possível”.

Braços quebrados, vários hematomas pelo corpo, o uso de espraie de pimenta em partes intimas e sem contar no trauma pessoal, foi esse o resultado da intervenção do grupo tático dentro do centro de recuperação de Itaituba, que, diga-se de passagem, com as atuais diretrizes e normas, não tem recuperado a ninguém. Ação essa que foi comandada e executada, com a participação e autorização da direção daquele centro de recuperação.
A muito tempo a forma como vem sendo administrada aquele centro de recuperação é questionada pela sociedade, onde familiares e presos são submetidos a atitudes humilhantes e desumanas provocada pela falta de habilidade, humanidade e treinamento por partes da direção e de alguns agentes penitenciários. Tais atrocidades é facilmente comprovada, bastando a sociedade ir em frente ao presídio em dias de visitas, onde mães, irmãos , pais muitas vezes idosos esperam por mais de duas horas ao relento, tende de aguentar calor de mais de 40 graus em pé ou pegando chuvas e as doenças tropicais. O local não oferece nenhuma acomodação para as famílias que visitam seus parentes.  Na parte de dentro, são atendidos por agentes sem treinamento e sem equipamento, que ainda utilizam o método arcaico de mandar senhoras e senhores de idade retirarem as roupas, simplesmente por que o presídio não tem equipamentos simples de detecção de metais ou substancias ilícitas.
Varias outras denuncias mostram também que ali funciona um esquema formados por agentes corruptos que vendem para os internos os mais diversificados tipos de coisa, desde simples alimentação a drogas e celulares, prova disso é o numero bastante elevados de agentes que foram simplesmente exonerados nos últimos anos.
Outra denuncia grave é com relação a alimentação, onde agentes e detentos já fizeram varias denuncias da qualidade dos mesmo. Produtos onde na nota são de primeira qualidade, na realidade são entregues por fornecedores produtos de qualidade duvidosa. Mais especificamente com relação a carnes, frangos e peixe, onde carne macia são simplesmente substituídas por carnes com osso e de procedência duvidosa, a relatos de que o diretor do centro de recuperação, possui uma fazenda, onde animais estariam sendo abatidos inrregulamente e sendo substituídos na hora da entrega, em um esquema com a participação da empresa vencedora da licitação para entrega do produto. Agentes denunciam a máfia da “prefeitura”, como é conhecida dentro do centro de recuperação a dispensa onde é armazenada os produtos para consumo dos internos, a vaga de “prefeito” é dada a um agente de confiança da administração que compõe o esquema de desvio.
Outra denuncia feita por detentos é de proteção e regressão de regime irregulares feito pelo chefe de segurança da instituição, fato que por diversas vezes já foi denunciado na promotoria de Itaituba, na denuncia presos afirmam que tem detento que chega a pagar ate R$: 2.000,00 reais para saírem do sistema fechado e irem para o semi aberto, com a desculpa de que iriam ajudar nas tarefas do presídio no regime semi aberto. Essas denuncias já levaram o atual diretor a ir diversas vezes se explicar no ministério publico.
O fato é que a cadeia hoje, fornece uma alimentação de má qualidade, em um ambiente de total degradação humana, onde presos tem que conviver com a falta de higiene, sem materiais de limpeza, tendo de dividir suas celas com ratos, baratas e demais animais e insetos que habitam esses ambientes.
Essa seção gratuita de espancamento que houve na ultima sexta feita é somente mais um capitulo dessa administração corrupta e despreparada, que não fornece a chance de recuperação para nenhum interno que ali se encontram.
É bom lembrar a sociedade que não foi somente condenados que foram espancados, a maioria que ali está, ainda aguarda por um julgamento para comprovar realmente seus delitos, e acima de tudo, são serem humanos nas muitas vezes, nossos parentes, amigos e conhecidos que aguardam por uma decisão da justiça.
Que essa brutalidade, abra o coração e a mente da sociedade, e que sirva também como forma de equalização, onde profissionais deveriam ser contratados por suas capacidades e não por seus padrinhos políticos.
Diretor, faça um favor a você e a sociedade, seja homem e peça sua exoneração, é o mínimo que o senhor pode fazer nesse momento, porque pode ter certeza, se a justiça for feita, o senhor será mais um interno daquele centro de recuperação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.