sábado, 22 de junho de 2013

Polícia Civil deflagra operação, e Rurópolis é campeão de registro de apreensão de armas e drogas

Armas apreendida na operação da Polícia Civil 
Rurópolis, no sudoeste paraense, foi registrada a maioria das apreensões. A Polícia Civil e policiais militares deram cumprimento a mandados de busca e apreensão de armas e drogas em casas, selarias e comércios locais que estavam sob investigação. Durante o cumprimento das ordens judiciais, em um ponto comercial, foi apreendida uma quantidade considerável de munições que estavam guarnecidas num compartimento fechado e secreto nos fundo da loja, sendo comercializadas clandestinamente.
A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (21), em todo o Estado, a operação "Combater II", coordenada pela Diretoria de Polícia do Interior (DPI), para combate ao tráfico de drogas em todas as regiões do Pará, por meio do cumprimento de mandados judiciais. Ao todo, 76 ordens de prisão foram cumpridas, resultando em 45 pessoas presas, quatro delas em flagrante, pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo e munição.
No total, a operação policial ocorreu, de forma simultânea, em 20 municípios. Foram apreendidas dez armas de fogo, das quais seis espingardas e quatro revólveres, mais de 130 gramas de pasta de cocaína, 28 quilos de maconha, 1,2 quilo de pedras de óxi, 57 petecas de cocaína e mais de 100 pedras de “crack”. Também foram apreendidos três motocicletas irregulares e 838 cartuchos de espingarda de calibres diversos, além de vários celulares, 17 munições, 46 embalagens de espoletas, 136 tubos de pólvora e duas balanças digitais.
Dos mandados judiciais, doze foram cumpridos em Paragominas, no nordeste paraense, onde policiais civis da 13ª Seccional Urbana da Polícia Civil e da Superintendência Regional da Zona Guajarina prenderam quatro homens e duas mulheres e apreenderam uma adolescente. Com eles, foram encontrados 1,3 quilo de pedras de óxi, droga derivada da cocaína; um revólver calibre 38 com duas munições; duas balanças digitais de precisão usadas para pesagem da droga, além de maconha e cinco celulares.
Foram autuados em flagrante, por tráfico de drogas, Antônio Joaquim Silva Barbosa, de apelido “Jabatão”; Antônio Carlos Braga, conhecido por “Carlinho”; Andréia Matos da Silva, companheira de “Carlinho”, e João Vieira Sobrinho, conhecido como “Joãozinho”. Dentre os presos, Antônio Carlos estava foragido da Justiça do município de Garrafão do Norte havia 10 anos.
Andréia Matos chegou a cumprir pena pelo mesmo crime. O outro preso, João Sobrinho, tem emprego fixo, mas vende drogas. Dois Termos Circunstanciados de Ocorrência foram lavrados por consumo de entorpecentes e ainda foi feito um Boletim Circunstanciado de Ocorrência por posse de arma de fogo.
Já em Rurópolis, no sudoeste paraense, foi registrada a maioria das apreensões. A Polícia Civil e policiais militares deram cumprimento a mandados de busca e apreensão de armas e drogas em casas, selarias e comércios locais que estavam sob investigação. Durante o cumprimento das ordens judiciais, em um ponto comercial, foi apreendida uma quantidade considerável de munições que estavam guarnecidas num compartimento fechado e secreto nos fundo da loja, sendo comercializadas clandestinamente.
Foram apreendidos e levados para a delegacia 35 latas de cola de sapateiro. Havia ainda, no local, uma espingarda calibre 20; 838 cartuchos diversos de calibres para espingarda; 13 munições de calibres diversos; 46 embalagens de espoleta; 136 tubos de pólvora; 245 estojos; 70 quilos de esferas de chumbo; R$ 30.140 em dinheiro e uma moto.
O dono do estabelecimento, Raimundo Soares Marques, não foi localizado. Para tanto, já foi instaurado inquérito policial para apuração do comércio ilegal de armas de fogo e munições nos termos do artigo 17, da Lei n° 10.826/ 2003, cuja pena é de reclusão de quatro a oito anos. O material apreendido foi levado para o município de Santarém, para ser analisado.
As quatro prisões em flagrante foram feitas em Marabá, Pacajá, Tailândia e Soure. Houve seis mandados cumpridos, com cinco presos, em Santarém, oeste paraense, onde duas espingardas foram apreendidas e foram apreendidas 48 petecas de cocaína. Foram apreendidos ainda uma moto, R$ 4,5 mil em dinheiro, uma espingarda com quatro cartuchos e doze celulares.
A ação policial também ocorreu em Altamira, Breves, Bragança, Capanema, Salinópolis, Itaituba, Novo Progresso, Parauapebas, Rondon do Pará, Redenção, Rio Maria, Santana do Araguaia e Muaná. A operação “Combater II” é uma continuidade da operação “Combater”, deflagrada em 14 de maio deste ano, quando 60 pessoas foram presas e quatro quilos de drogas foram apreendidos no interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.