segunda-feira, 17 de junho de 2013

Prefeitura de Vitória do Xingu participa na reunião do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu/PDRS.

A Secretária de Trabalho e Promoção Social da Prefeitura de Vitória do Xingu, Sra. Joseilda Silva Amaral, Joel Yamanaca, Membro do Comitê Gestor e Johannes Eck, representante do Governo Federal/Casa Civil e Coordenador do Comitê Gestor do PDRSX.
Equipe de Governo da Prefeitura de Vitória do Xingu participa na 19º. Reunião do CGPDRSX. 
Prefeitura de Vitória do Xingu participa na reunião do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu/PDRS.
Já na sua 19º edição, o Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu/PDRS se reuniu no auditório da Aciapa, em Altamira/PA, na sexta-feira 14 de junho. 
Equipe de Governo da Prefeitura de Vitória do Xingu 
participa na 19º. Reunião do CGPDRSX.
Um dos temas principais foi a aprovação do edital de projetos para 2013. Esse edital é o modelo referência para apresentação de propostas às Câmaras Técnicas. Este ano será disponibilizado aproximadamente 40 milhões para os projetos aprovados mas, a decisão sobre os critérios de distribuição dos recursos será definida nos próximos dias 18 e 19 de julho em Porto de Moz, município onde acontecerá a próxima reunião do PDRSX.

O município de Vitória do Xingu inicia uma fase de participação mais expressiva nas Câmaras Técnicas: Joseilda Silva Amaral, secretária de Trabalho e Promoção Social participará na Câmara Técnica de Inclusão Social e Cidadania; a CT de Fomento às atividades produtivas sustentáveis vem sendo representada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, José Pereira da Silva. Outras câmaras também terão a participação de representantes do Governo do Prefeito Erivando Oliveira Amaral.
SOBRE O PDRSX
O Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu/PDRS foi instalado em 3 de junho de 2011, em Altamira. O objetivo do PDRS é o compromisso do governo em realizar um plano participativo integrando o governo federal, estadual e municipal e a instalação surgiu independente da UHE Belo Monte por se tratar de um trabalho relacionado às políticas públicas na região do Xingu, onde acontecerão e acontecem obras de grande impacto, inclusive da UHE Belo Monte.
Instituído por meio de decreto presidencial, conta com a participação de 30 membros titulares, sendo 15 na esfera governamental e 15 representantes da sociedade civil, cujos nomes já foram publicados no Diário Oficial da União. O papel dos representantes é estabelecer agenda e cronograma para o desenvolvimento e evolução de propostas do PDRS e elaborar propostas de políticas públicas, juntamente com todo o processo de planejamento, implementação, gestão e avaliação.
O objetivo do PDRS é viabilizar a implementação de políticas sociais públicas voltadas ao atendimento das demandas da população na perspectiva do desenvolvimento sustentável. As ações do poder público enquadram-se em cinco eixos temáticos: Ordenamento territorial, regularização fundiária e gestão ambiental; Infraestrutura para o desenvolvimento; Fomento às atividades produtivas sustentáveis; Inclusão Social e Cidadania e; Modelo de Gestão.
A área de abrangência do PDRS Xingu compreende dez municípios: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu. Segundo dados do IBGE (2010), totaliza uma área territorial de 250.792,0 km2 e uma população de 336.222 (2009).

2 comentários:

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.