sábado, 15 de junho de 2013

Sespa esclarece os 25 óbitos na UTI da Santa Casa, uma vergonha do governo Jatene

"foram registrados 25 óbitos de bebês prematuros, a maioria com peso abaixo de 1,2 Kg. “Não há aumen
Hélio Franco
to de infecção hospitalar na Santa Casa".
O secretário Helio Franco, da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), esclareceu, durante coletiva na tarde desta sexta-feira (14), os óbitos registrados nos últimos 13 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Fundação Santa Casa de Misericórdia. Segundo ele, não há infecção hospitalar. 
De acordo com a Santa Casa, foram registrados 25 óbitos de bebês prematuros, a ma
#
ioria com peso abaixo de 1,2 Kg. “Não há aumento de infecção hospitalar na Santa Casa. A taxa diminuiu”, afirmou a diretora da Santa Casa, Cintia Pires. Ainda segundo a Fundação, dados afirmam que a taxa de mortalidade institucional, comparada aos cinco primeiros meses do ano passado, é praticamente a mesma, onde em 2012 foi de 3,1% e 2013, 3,2%. 
As causas das mortes, de acordo com a Sespa, estão relacionadas à síndrome genética, cardiopatia, gastrosquise (intestino exposto), além da prematuridade extrema dos recém-nascidos e extremo baixo peso. Além disso, atribuiu a causa ao fato de a maioria das mulheres serem adolescentes e não terem feito o pré-natal complo.

Finalmente, a Santa Casa afirmou ainda que alguns recém nascidos que faleceram chegaram ao hospital em estado gravíssimo e sem acompanhamento médico.

RELATÓRIO: A Fundação Santa Casa de Misericórdia informou que dos 25 recém-nascidos que evoluiram a óbito, 11 apresentavam extremo baixo peso (menor que 1.499 gramas); 12 tinham baixo peso (entre 1.500 e 2.499 gramas); e outros dois tinham peso acima de 2.500 gramas. A Sespa detectou ainda que três bebês vieram a óbito por infecção. Entre as bactérias encontradas estão Pseudomonas aeruginosa, Acinetobacter baumannii e Stenotrophomonas maltophilia. (DOL com informações de Tamires Figueiredo/Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.