quarta-feira, 3 de julho de 2013

Entrada do PP dá início à saída do PMDB do governo Jatene

Gerson Peres, presidente regional do Partido Progressista, disse: "Não decido tudo"


Gerson Peres, presidente regional do PP
Gerson Peres do PP
Uma reunião da Executiva do PP, marcada para a próxima sexta-feira, às 16h, deverá selar a entrada do partido no governo Simão Jatene. E sinalizará o primeiro movimento concreto para o desembarque, de armas e bagagens, do PMDB do governo estadual, início do fim da aliança firmada no segundo turno eleitoral do pleito de 2010.
O PP, que tem como presidente regional o suplente de deputado federal Gerson Peres, deverá ocupar a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), que tem à frente Henrique Kiyoshi Sawaki. Secretário-adjunto, ele responde como titular desde que Asdrúbal Bentes deixou o órgão, no segundo semestre de 2011. Mas a secretaria, desde o início do atual governo, é feudo do PMDB.
No dia 19 de junho passado, numa postagem intitulada Rompimento com o PMDB é questão de dias, afirma tucano, o Espaço Abertoinformou que a aliança entre o PSDB e peemedebistas, em franco processo de deterioração, estava com seu prazo de validade vencido. É o que se confirma agora, com a iminente entrada do PP no governo.
Gerson Peres disse ontem ao blog que o oferecimento da Sepaq ao PP levou o partido a reunir seu Diretório Regional na sexta-feira da semana passada. “Muita gente pensa que eu sou dono do partido, que sou eu quem decido tudo. Há um engano nisso. Nosso partido tem engenheiros, advogados e técnicos das mais variadas áreas, além de trabalhadores, que são ouvidos antes de deliberações importantes”, disse Gerson.
Durante a reunião do diretório, segundo o presidente do PP, uma minoria de integrantes considerou que a Sepaq não teria “densidade política” suficiente para motivar o ingresso da legenda no governo. As ponderações levaram Gerson a ter uma conversa, na última segunda-feira, com o governador Simão Jatene.
“Ele ponderou que pretende transformar a secretaria num ímã de oportunidades, para a implementação do desenvolvimento econômico. E pretende desenvolver um programa maior para o desenvolvimento da pesca. Para isso, disse que pretende contar com a colaboração dos técnicos de que dispomos nesse setor”, afirmou Gerson, que submeterá à Executiva regional, na reunião marcada para a próxima sexta-feira, o reforço da oferta do governador.
O PP já dispõe, segundo o presidente, de uns três ou quatro nomes com qualificações técnicas e políticas para ocupar a secretaria. “Mas um deles, é claro, desponta como o que detém as melhores condições para o cargo”, disse Gerson, que preferiu não antecipar a revelação do nome ao blog. “Seria frustrar a reunião”, ponderou.
Fonte: Espaço Aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.