Foram abertos nesta
terça-feira, 22, o I Seminário de Iniciação em Desenvolvimento
Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o III Seminário de Iniciação
Científica (PIBIC), ambos no âmbito da programação da II Jornada Acadêmica da UFOPA.
A mesa de abertura foi presidida pelo pró-reitor de Pesquisa,
Pós-graduação e Inovação Tecnológica da UFOPA, Prof. Marcos Ximenes
Ponte. Ele destacou a iniciação científica e a iniciação tecnológica
como meios de oferecer uma diversidade de oportunidades ao aluno durante
sua formação e citou o educador Paulo Freire, ao dizer que “não há
ensino e não há aprendizagem se não houver uma busca”: “Se você ficar
vendo as coisas passarem sem tentar formular problemas novos, sem tentar
criticar aquilo que foi posto anteriormente, você não conseguirá criar
suas próprias formulações. A iniciação científica e a iniciação
tecnológica também buscam isso”.
A palestra de abertura, “Conversa sobre
tecnologia e inovação na Amazônia”, foi proferida pelo Prof. Edivaldo
da Silva Bernardo, da UFOPA. Para ele, falar sobre o assunto requer a
reflexão sobre muitos aspectos envolvidos. Um deles é a desigualdade
existente entre as regiões brasileiras: “O Brasil criou uma série de
ilhas de pesquisa e de produção de conhecimento, e não consegue expandir
esse conhecimento para todo o país”. Na visão do professor, a população
da região Amazônica é, historicamente, como um “quintal” do Brasil,
onde os benefícios sociais não chegam.
“Nós somos quase que culturalmente educados para uma
subserviência. E mudanças de comportamento envolvem também essa mudança
da tecnologia e da inovação”, o que, segundo ele, são os instrumentos
para desenvolver a Amazônia, preservando o meio ambiente e retirando
dele os produtos que podem oferecer qualidade de vida à população.
Lançamento de livros
Após a abertura, houve o lançamento de três
publicações. “Santarém dos Anos 20: em anúncios, cartas e notícias”, sob
organização da Profa. Ediene Pena Ferreira e do aluno Tiago Aquino
Silva de Santana, traz uma coletânea de publicações do período de 1927 a
1930 do município. O livro faz parte do projeto “História Social e
Linguística do Português do Oeste do Pará”, do Grupo de Estudos
Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa).
O livro “Coordenação Pedagógica: Vivências no
Cotidiano da Escola” foi organizado dpels professoras Eliane Cristina
Flexa Duarte, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares e Solange Helena
Ximenes-Rocha e é resultado da sistematização de vivências adquiridas
por alunos e professores do curso de Especialização em Coordenação
Pedagógica, do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica
Pública (MEC/SEB/SEDUC-PA/UNDIME-PA), desenvolvido na UFOPA. Também foi
lançada a revista Exitus, publicação semestral do Instituto de Ciências
da Educação (ICED) da UFOPA, coordenada e editada pela Profa. Maria
Lília Imbiriba Sousa Colares. A revista tem como objetivo incentivar o
debate e propiciar a divulgação da produção científica, como veículo de
diálogo permanente entre os profissionais da área de educação. Confira
em http://ufopa.edu.br/revistaexitus.
A programação do dia segue com apresentações de
trabalhos do PIBITI e do PIBIC e minicursos e oficinas, no Câmpus
Tapajós da UFOPA. A II Jornada Acadêmica da UFOPA segue até o dia 25/10.
Mais informações na página http://www.ufopa.edu.br/jornada.
Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA
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