quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Confusão na orla de Santarém após título do Flamengo deixa seis feridos


Torcida Flamengo Santarém (Foto: Weldon Luciano/GloboEsporte.com)Torcedores tentaram impedir prisão de algumas pessoas e acabaram sendo atingidos por balas de borrachas disparadas pela Polícia Militar.

Após a final da Copa do Brasil 2013, que deu o título de Tricampeão da competição ao Flamengo, torcedores de Santarém, oeste do Pará, se reuniram na orla da cidade para comemorar a vitória. No entanto, a festa pela conquista do clube não terminou da forma que deveria. Moradores de casas próximas à orla solicitaram a presença de políciais no local. A Polícia Militar (PM) chegou ao perímetro em que estava acontecendo a comemoração, mas foi mal recebida pelos torcedores que fizeram uma barreira de isolamento, impedindo a entrada dos militares.
A torcida se revoltou quando os policiais tentaram deter alguns dos participantes . A PM reagiu aplicando spray de pimenta, gás lacrimogênio e balas de borracha para tentar conter a população.
Seis pessoas foram atingidas por balas de borracha. Entre elas, o assistente administrativo Adson Alexandre dos Santos Tavares , que ficou bastante ferido após a confusão.
- Estávamos comemorando na orla de forma pacifica a vitória do flamengo. Os policiais chegaram e pediram para abaixar o som, mas os torcedores não atenderam o pedido. Um rapaz tentou argumentar, mas logo depois deram voz de prisão a ele. Ai os torcedores foram tentar impedir, mas sem briga. Foi nesse momento que a PM começou a atirar.
Adson ainda conta que tentou se defender da confusão se escondendo atrás de um carro, mas que foi surpreendido com três disparos.
Estagiária Lia Anjos, sob supervisão do editor Gustavo Campos 


- Eu e um amigo nos escondemos atrás de um carro. Mas quando pensei que o pior já tinha passado, fui atingido com tiros na cabeça, no braço e na mão. Parece que eles queriam atingir todos, porque ficavam atirando. Poderiam ter apenas apreendido os carros.
De acordo com o Capitão do Grupo Tático Operacional (GTO) de Santarém, Wilton Chaves, a Polícia Militar foi obrigada a utilizar munições não letais – como as balas de borracha e gás lacrimogênio – para tentar resolver a situação que acabou saindo do controle. Ele explica que os policiais foram acionados por moradores que reclamaram da poluição sonora durante a madrugada. Os militares foram à orla da cidade para fazer com que o volume do som fosse diminuído e acabaram sendo agredidos por vários torcedores.
- Eles não abaixaram o volume e a polícia teve que abordar um cidadão que estava com o som alto. A partir daí, muitos se viraram contra a PM, jogando garrafas de bebidas que danificaram nossas viaturas e machucaram o rosto de um militar. A guarnição teve que agir em legítima defesa. Seis pessoas ainda foram detidas no local.  
Ainda não foram registradas queixas sobre a ação da Polícia Militar na madrugada desta quinta-feira (28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.