terça-feira, 5 de novembro de 2013

Secretário alerta, faz criticas acirradas ao projeto PDRS e desabafa: “pode ser um tiro pela culatra“



Washington Queiroz: fez duras críticas ao projeto

"Apesar do entusiasmo dos participantes do 23ª reunião, o secretário de Finanças de Vitória do Xingu, Washington Queiroz alerta que o PDRS pode esconder outro lado da moeda, que ainda está obscuro e que no futuro pode prejudicar muitas prefeituras que fazem parte do Consórcio Belo Monte, se transformando numa maldita herança”. 

“O PDRS está se preocupando em fazer muitos projetos, depois quem vai manter esses projetos?” foi o que indagou o secretário de Finanças do município de Vitória do Xingu, Washington Queiroz, durante sua participação no evento que discutiu o Plano de Desenvolvimento Sustentável, que este mês foi realizado no município de Vitória do Xingu. Os investimentos que estão sendo feitos podem significar no final um tiro pela culatra, pois o secretário teme que possa não ter mão de obra especializada e recursos suficiente para manutenção das Obras que estão sendo realizadas. “Vamos prestar atenção, pois o PDRS quer dizer Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável, ele tem que ser auto sustentável”, disse o secretário, citando exemplos: “A fábrica de ração é muito importante, pois vai gerar emprego e renda, mas existem muitos projetos aprovados neste Encontro que não tem como se manter, quando acabarem os recursos do PDRS, muitos prefeitos, daqui a dez anos, vão ter que arcar com Obras que não tem como se manter”, alertou Washington Queiroz. E disse mais: “tem projeto que está sendo aprovado por questão partidária, a gente constata que existem certas preferências, tem questão partidárias envolvidas em alguns recursos, vamos ter muito cuidado”, cutucou Washington.

Johaness do PDRS atento nas colocações do Secretário
Ele falou na condição de secretário, preocupado com o futuro da administração municipal em Vitória do Xingu: “O município está sofrendo pressão de outros municípios”, ele revelou. Altamira também sofre muito, ninguém compra mais nada em Altamira, por que o preço é um absurdo, “então todo mundo corre para fazer compras em Vitória do Xingu”, citou o secretário. ”Em função de a prefeitura ter recursos, não temos preocupação em ter sustentabilidade, pois muitos projetos que foram aprovados neste Encontro, são projetos que depois não tem como se manter e que vão encarecer em muito a Folha de Pagamento do município”, alertou Washington Queiroz.
Municípios sucateados por conta do PDRS já começam, a mostrar sinais de alerta, conforme destacou o secretário de Finanças: “Eu tive oportunidade de visitar um município vizinho onde existem dez máquinas paradas, por não ter óleo Diesel para funcionar, então isso é uma preocupação, principalmente em Vitória do Xingu”, explicou o secretário.

Críticas contundentes- O secretário de Finanças, Washington Queiroz, chamou a atenção do coordenador do PDRS, para irregularidades que ele mesmo constatou: “o primeiro projeto a ser aprovado aqui seria contratação de pessoas capacitadas e técnicos, através do Consórcio Belo Monte, para ajudar as prefeituras e principalmente a sociedade civil, por que eles não tem dinheiro nem para passagem e ficam mendigando do prefeito, e o prefeito tem que pagar passagem para poderem participar da reunião”, ele criticou.

O secretário, lembrou que “o Consórcio Belo Monte são onze prefeituras, e o primeiro projeto seria instalar um estrutura de apoio para agentes que vão fazer projetos do PDRS, por que o que se entende aqui, por parte de membros do governo do Estado e governo federal é que os projetos são vazios, e muitas pessoas querem fazer projetos que já estão comtemplados pelo governo federal e pelo MEC”, disse o secretário.  Em seu discurso, Washington falou aos presentes: “a secretária de educação me disse que todos os projetos que a secretaria municipal apresenta, a desculpa é que o MEC já tem esses projetos”, ele afirmou.  Ao final, o alerta: “Vamos ter muito cuidado para não transferir a responsabilidade do governo do Estado e do governo federal para o dinheiro do PDRS Xingu”, ele criticou duramente essa ação que pode acontecer, por que em sua opinião, “construir creches e postos de saúde não é responsabilidade do PDRS Xingu, por que quem na verdade está pagando a conta, o tributo somos nós, por que o dinheiro do PDRS Xingu esta incluída no cálculo de energia de Belo Monte que terá que ser paga”, alertou Washington Queiroz.

“Lembrem que quem vai sofrer no futuro são os moradores de invasões, não apenas em Altamira, mas ao redor das Obras de Belo Monte”, citou o secretário. Ao final, o grito de alerta foi dado aos prefeitos presentes á reunião: “Pelo Amor de Deus, vamos reunir mais vezes, por que a prefeitura de Vitória do Xingu e Altamira vão ter recursos, mas os outros prefeitos não vão ter recursos”, finalizou. “Nos anos futuros, as prefeituras de Vitória do Xingu e Altamira tem que ajudar a região, não podemos ter projetos individuais”, foi o que o secretário de Finanças Washington Queiroz esclareceu, recebendo aplausos de todos os presentes ao Evento que aconteceu em Vitória do Xingu. Mostrando que possui conhecimento da realidade de seu município, o secretário de Finanças aproveitou para falar que sabe da existência de áreas de invasão que existem no município, mas está tomando as devidas providências para sanar o problema urbano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.