quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Filha de Simão Jatene será ouvida pelo MPE

Izabela Jatene terá de prestar esclarecimentos (Foto: Agência Pará)O 4º promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa de Belém, Firmino Matos, do Ministério Público Estadual, já enviou oficios ao secretário de Estado da Fazenda, José Barroso Tostes, e à coordenadora do Pró-Paz, Izabela Jatene, filha do governador do Estado, Simão Jatene, a se manifestarem sobre as denúncias envolvendo tanto a Sefa quanto Izabela, relacionadas a indícios de crime de corrupção ou concussão dentro da administração estadual. Não havendo resposta das partes oficiadas nas próximas 48 horas, a contar do recebimento do documento, o MPE pode considerar a omissão como crime de improbidade administrativa.
Em entrevista ao DIÁRIO, Firmino explicou que a convocação dos envolvidos para oitivas depende do conteúdo das respostas dadas aos ofícios. “Recebidas (as respostas), serão analisadas para tomada de outras providências (requerimento de eventual complementação por escrito, oitiva de algum envolvido ou mesmo outra medida que se mostrar pertinente)”, detalhou.
O Juízo da Comarca de Mãe do Rio também foi oficiado a se pronunciar sobre o assunto, visto que o grampo telefônico de 2011 que mostra conversa entre Izabela e o subsecretário do Fisco Estadual, Nilo Noronha, ela pedindo a ele a lista das 300 maiores empresas do Estado para que ela, assim, pudesse “buscar esse dinheirinho deles”, foi realizado mediante autorização judicial por conta de ação penal por crime de extorsão mediante sequestro ocorrido naquele município.
Entenda o início das denúncias do DIÁRIO
Toda a movimentação foi motivada por denúncias feita pelo DIÁRIO na edição do dia 11 de setembro, cujo estopim foi um grampo telefônico de 2011, captado pela Polícia Civil com autorização judicial, que flagrou uma ligação entre Izabela Jatene, filha do governador do Estado, e o subsecretário de Estado da Fazenda, Nilo Noronha, em uma conversa em que ela pede uma lista com as 300 maiores empresas em atuação no Estado para começar a “buscar esse dinheirinho deles”. Na época, a polícia investigava uma quadrilha que havia sequestrado um empresário em Mãe do Rio, da qual o gerente da fazenda de Nilo Noronha fazia parte. Ao ligar para o chefe, acabou fazendo com que o telefone do subsecretário da Sefa também fosse grampeado.
Professora universitária, Izabela mora num prédio de alto padrão, com um apartamento por andar, num dos bairros mais nobres de Belém, o Umarizal, avaliado em R$ 1,5 milhão. A gravação revelada pelo DIÁRIO mostra que Izabela, nomeada para coordenar o Pró-Paz após a eleição do pai, tem livre trânsito junto a autoridades que têm acesso ao sigilo fiscal de grandes empresas no Pará.
Não bastasse isso, há ainda a informação de que o Sistema de Segurança Pública deu sumiço na gravação original - a obtida pelo DIÁRIO é uma cópia - na tentativa de limpar a barra da herdeira do tucano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.