sexta-feira, 12 de junho de 2015

Bispo alerta fiéis sobre ação de pessoas que se apresentam como padres

Dom Flávio Giovenale alerta fiéis A implantação de uma nova igreja em Santarém levou o bispo da Diocese local, Dom Flávio Giovenale, a orientar os fiéis católicos em relação às celebrações. Uma nota da Diocese de Santarém datada do dia 8 de junho de 2015 denuncia a ação de falsos sacerdotes no Município, por meio da Igreja Católica Carismática (ICC).
A Igreja Católica alerta os fiéis de Santarém em relação à ação de pessoas que se apresentam como padres, mas que não tem nenhum vínculo com a religião cristã apostólica romana.
“Há algumas semanas pessoas tem se apresentado como padres da Igreja Católica Carismática e pedem para fazer palestras a jovens das nossas paróquias, escolas e grupos da catequese. No dia 5 de junho, em Santarém, foi ordenado um diácono por dois bispos ligados a esta Igreja. Dada esta situação, alguns esclarecimentos se fazem necessários”, diz Dom Flávio Giovenale.

A nova seita se intitula como “Igreja Católica Carismática (ICC)”, porém, de acordo com a Diocese de Santarém, não tem vínculos com a religião Católica Apostólica Romana. “A Igreja Católica Carismática não está em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana. A Igreja Católica Carismática não é fruto da Renovação Carismática Católica que é um movimento da Igreja Católica Apostólica Romana”, explica o religioso.
No dia 30 de novembro de 2011 a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou uma nota afirmando: “A Igreja Católica Carismática e outras como a Igreja Católica Apostólica Americana apesar de se autodenominarem católicas, não estão em comunhão com o Santo Padre, e não fazem parte da Igreja Católica Apostólica Romana. Por esta razão todos os ritos e cerimônias religiosas por eles realizados são ilícitos para os fiéis católicos. Assim sendo, recomenda-se vivamente aos féis que não freqüentem os edifícios onde se reúnem e nem colaborem ou participem de qualquer celebração promovida por esses grupos”.
Dom Flávio esclarece que a pessoa que passa para a Igreja Católica Carismática sai da Igreja Católica Apostólica Romana, exatamente como faz quem passa para a Igreja da Paz, para a Assembléia de Deus ou outras Igrejas. “A Igreja Católica Apostólica Romana não reconhece os sacramentos realizados na Igreja Católica Carismática, como ordenações, batismos, missas, considerando-os inválidos”, avisa.
Por isso, segundo Dom Flávio, as comunidades pertencentes à Igreja Católica Apostólica Romana não devem convidar pessoas ligadas à Igreja Católica Carismática para pregações, novenas ou celebrações de culto, exceto quando se tratar de um culto ecumênico, de acordo com o pároco local.
“Com as pessoas que participam da Igreja Católica Carismática vamos manter as relações de boa educação, de respeito e de colaboração na construção de um mundo melhor, para que todos tenham vida e vida em abundância, conforme o desejo de Jesus”, declarou Dom Flávio.
Característica importante da Igreja Católica Romana é a unicidade que faz dela uma única instituição. Seja em uma pequena capela ou em uma centenar basílica, as leituras da missa serão as mesmas, o rito segue uma ordem. A doutrina também possui um fundamento, não muda com os modismos. A obediência ao Papa como vigário de Cristo a faz diferente de outras denominações cristãs que surgiram ao longo dos séculos em período de crises.
A Diocese de Santarém alerta sobre instituições que tem nascido, inclusive, com o termo católico em sua denominação, mas que não comungam com a instituição bimilenar fundada pelo próprio Cristo, a Igreja Católica Apostólica Romana.
Por: Manoel Cardoso

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.