quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Arte e cultura transformam a vida de moradores do Jatobá

Desde que começou a frequentar as atividades do núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Jatobá, em Altamira, os dias do estudante Luiz Carlos Ferreira, 17, têm sido muito mais produtivos. “Antes eu passava o dia todo na rua. E como não tinha essas orientações sobre a importância do ensino, eu muitas vezes nem ia para a escola”, conta o adolescente.
A experiência dele também é compartilhada pela estudante Tamires Campos, 9, que a partir das aulas do núcleo descobriu a sua afinidade com a arte. “Antes de vir pra cá eu nem imaginava que eu podia ser uma desenhista. Mas aqui eu descobri que as aulas de arte são as minhas preferidas. Principalmente a parte de desenho, que eu adoro”, revela.

Localizado no primeiro dos cinco bairros entregues pela Norte Energia no município, o núcleo de convivência social do Jatobá tem transformado a vida de muitas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Integrado ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o espaço surgiu de uma parceria entre a empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte e a Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social (Semuts) de Altamira.
Inaugurado há quase três meses, o centro já atendeu cerca de 110 pessoas, entre crianças, jovens e idosos em situação de risco social. Mesmo com pouco tempo de atuação, o espaço, que em breve abrigará o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro, já soma diversos resultados na comunidade como a produção de artesanatos e brinquedos recicláveis, gerados a partir das atividades pedagógicas, esportivas e culturais oferecidas no local.
“O nosso maior objetivo aqui é proporcionar a formação cidadã a todos os participantes desse espaço. Seja por meio das atividades pedagógicas ou conversas em grupo, todo o nosso esforço aqui é para estimular a inclusão social de crianças, adolescentes e idosos e fazer com que os laços familiares deles e o acesso à educação sejam mantidos”, explica a psicóloga Carla Diniz, da Semuts.
Além de concentrar as ações voltadas para o fortalecimento de vínculos da comunidade, o núcleo do SCFV também serve de base para exibição de filmes, bailes comunitários e ações do projeto ‘Cuide Bem do seu Bairro’, organizado pela Norte Energia. O espaço conta atualmente com salas de aula, sala de vídeo, e uma área livre destinada às atividades culturais.

Como participar - Para ser aluno do SCFV é necessário estar registado pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Desde junho de 2014, o Programa de Acompanhamento Social da Superintendência Socioeconômica da Norte Energia vem cadastrando informações de moradores em situação de risco social para assegurar o acesso a programas como o Bolsa Família.

As inscrições para atividades do núcleo serão realizadas pelos agentes da Semuts e no próprio local, no horário de 8h às 17h. As atividades também serão estendidas aos demais bairros construídos pela Norte Energia no município: São Joaquim, Casa Nova, Água Azul e Laranjeiras.

Foto: Betto Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.