segunda-feira, 30 de março de 2015

Comunitários revoltados pedem desativação do " Lixão da Perema"


Revoltados com o descaso do Governo Municipal de Santarém, comunitários interditam Rod Curua-Una e pedem desativação do "Lixão do Perema", em virtude do mesmo esta contaminando o lençol freático e causando danos ao meio ambiente e a saúde dos moradores e pescadores do Lago do Maicá.
Segundo os comunitários a contaminação atinge desde a Comunidade do Diamantino
até a Comunidade de Santana do Ituqui, principalmente com o "estouro" da barragem de chorume que levou forte contaminação ao Rio Maicá e ao lago que leva o mesmo nome.
Existe relatos que crianças estã
o deixando de irem para as aulas em virtude de problemas de saúde gerados pelo Lixão do Perema, assim como pelo fedor insuportável exalado pelo lixão.
A Prefeitura de Santarém, através dos Secretarios Nélio Aguiar (Planejamento), Podalirio (Meio Ambiente), Rosinaldo Colares (SEMAP), Edilson Pimentel (SEMIFRA), reuniu com lideranças comunitárias e o advogado do Movimento, Dr. Hiroito Tabajara, buscando uma solução para o impasse. Por parte da prefeitura é exposto que não existe solução imediata para o problema, já os comunitários afirmam que o Lixão do Perema deve ser definitivamente desativado.


Nas palavras do Secretario de Meio Ambiente, o poder público deixa claro que o projeto é transformar o Lixão do Perema no que ele deveria ser desde o inicio
, ou seja, em um aterro sanitário. Fica claro que o Governo municipal não esta dando qualquer atenção ao Meio Ambiente e em especial aos moradores atingidos diretamente pelo Lixão do Perema, como exemplo foi citado que o Governo anterior não apresentou o Plano de Gerenciamento Integrado de Residuos Sólidos, o governo atual seguindo a inresposabilidade do anterior também ainda não fez esse importante problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.