terça-feira, 1 de março de 2016

Hospital Regional realiza Workshop voltado para a ética na enfermagem.

Workshop de Enfermagem no Hospital Regional de SantarémPara garantir a aplicação da ética e capacitar os profissionais de enfermagem, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) promoveu no último dia 26/02, o 20º Workshop do HRBA. O evento contou com palestras relacionadas à ética no ambiente de trabalho, priorizando difundir conceitos, atribuições, direitos e deveres. A intenção é fornecer uma ampla formação para que os profissionais desempenhem suas funções com excelência tanto nos princípios técnicos como nos éticos.

O diretor geral da unidade, Hebert Moreschi, afirma que uma das preocupações do hospital é garantir que os profissionais estejam sempre envolvidos e formados com as melhores práticas existentes. “Esse workshop tem foco muito interessante para o profissional da enfermagem, que é falar sobre a ética nas relações. Todo profissional de saúde tem uma grande responsabilidade que é a arte de cuidar dos outros, e essa responsabilidade traz consigo diversas obrigações”.
Três palestras, com os seguintes temas, foram realizadas: Você se considera um profissional ético?; Auditoria de prontuários: dicas, esclarecimentos e recomendações sobre o que escrever ou não no prontuário do paciente; e Negligência, imprudência e imperícia: o que significa?
Comitê de Ética
No mesmo dia, durante o evento, foi empossado o Comitê de Ética do HRBA para o biênio 2016/2018, que tem a seguinte formação: presidente, Chrystian Bento; vice-presidente, Ádria Azevedo; secretário, Valter dos Santos; 1º suplente, Ednil Galúcio; 2º suplente, Sandra do Nascimento; e 3º suplente, Glauciene de Sousa.
O HRBA tem cerca de 350 profissionais ligados à enfermagem, por isso é importante se ter um comitê para representar a classe. “É significativo ter, dentro da instituição hospitalar, representação da classe de enfermagem. É um processo de afirmação da categoria, divulgação dos processos, conciliações e esclarecimento de dúvidas”, diz a diretora de enfermagem do HRBA, Daniella Mengon.
O Comitê de Enfermagem teve início em 2009 e o Hospital Regional do Baixo Amazonas é o único hospital do Oeste do Pará a possuir. A enfermeira e vice-presidente do comitê, Ádria Azevedo, explica que o trabalho é muito mais educativo do que punitivo. “O Comitê de Ética de Enfermagem é uma extensão do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) dentro do hospital, que existe para dar orientações ao grupo de funcionários ligados à enfermagem, além de passar casos de denúncias e comportamentos não-éticos desses profissionais, assim como reclamações de acompanhantes”.

Fonte: RG 15/O Impacto e Joab Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.