segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Nepotismo, licitação com suspeita de fraude e muita traição no governo do prefeito José Caetano em Vitória do Xingu

Vando Amaral, como não podia mais concorrer à reeleição, apostou todas suas fichas em seu, até então, "fiel aliado" e homem de confiança, José Caetano, que foi eleito com uma grande diferença de votos de seu concorrente. 
A cria e seu criador no momento da posse na prefeitura de Vitória do Xingu
O atual prefeito de Vitória do Xingu, José Caetano, está fazendo valer o velho ditado popular: “Quer conhecer a pessoa, dê o poder para ela”. José Caetano está passando por cima de tudo e de todos para alcançar seus objetivos, até traindo quem mais o ajudou para se eleger Prefeito, que é o ex-prefeito Erivando Amaral, o Vando. 
O ex-prefeito de Vitória do Xingu, Vando Amaral, como não podia mais concorrer à reeleição, apostou todas suas fichas em seu, até então, "fiel aliado" e homem de confiança, José Caetano, que foi eleito com uma grande diferença de votos de seu concorrente. 
Após assumir o Executivo municipal, José Caetano, em primeiro plano, nomeou pessoas indicadas por Vando Amaral, inclusive sua esposa Josy Amaral, que concorreu ao cargo de Deputada Estadual e ficou como 1ª suplente.
Mas, parece que o poder subiu à cabeça de José Caetano e agora está mostrando o seu verdadeiro lado de traidor, como está sendo chamado. 
Seguindo orientações do advogado Robério Fernandes, o prefeito José Caetano demitiu todos os funcionários ligados ao ex-prefeito Vando Amaral, inclusive Josy Amaral. Tal atitude de José Caetano está dando o que falar e a população de Vitória do Xingu ainda não digeriu essa traição, inclusive os eleitores que apostaram em seu governo.
NEPOTISMO IMPERA NO GOVERNO DO PREFEITO JOSÉ CAETANO: Esta semana, o Ministério Público de Altamira (MP-PA) propôs uma Ação Civil Pública (ACP) pedindo a imediata exoneração de parentes de José Caetano, prefeito do município de Vitória do Xingu, que ocupam cargos na administração, configurando nepotismo.
O crime de nepotismo impera em muitas prefeituras do Brasil e Vitória do Xingu não ficou pra trás. Agora, a Justiça vai analisar a Ação do MP e, com certeza vai fazer valer a Lei contra o Nepotismo.
Pelas informações que chegaram à nossa reportagem, os primeiros a serem demitidos foram seu irmão Iran Oliveira e uma das sobrinhas do gestor que trabalha na casa de apoio em Belém. Existe, também, informação de que um outro sobrinho do Prefeito, conhecido por André Oliveira, que é assessor do vereador Tai, cunhado do Prefeito, também foi demitido. A atual secretária de Educação, Nilva Oliveira, é casada com Iran, irmão do Prefeito, que já foi demitido. José Caetano é também acusado de contratar centenas de funcionários para lhe favorecer na época da eleição.
OUTRAS DENÚNCIAS: Em agosto deste ano, nossa reportagem publicou uma denúncia sobre uma Licitação com suspeita de fraude que foi publicada pela Prefeitura de Vitória do Xingu no dia 19/07, conforme consta no site do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e a visita técnica foi no dia 18/07, ou seja, a visita técnica aconteceu antes do edital de Licitação ser publicado. Como é que as empresas ficaram sabendo? Isso mostra que foi tudo armado.
Conforme consta no site do TCM, referente à Vistoria, item 31.1: “O horário da visita iria ocorrer às 08:30, no dia 18/07/2017, com saída da SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, VIAÇÃO E INFRAESTRUTURA, aos locais para execução dos serviços”.
LICITAÇÃO: ANO DE EXERCÍCIO: 2017. MODALIDADE: Concorrência. TIPO: Menor Preço, OBJETO: Registro de preços para uma futura e eventual contratação de empresa do ramo pertinente para manutenção e conservação predial das Secretarias Municipal de Educação e das Unidades Escolares, zonas Urbana e Rural; Secretaria Municipal de Saúde e das Unidades Básicas de Saúde, zonas urbana e rural do Município de Vitória do Xingu. Prefeitura Municipal de Vitória do Xingu (SEPOF, SEMAD E SEINFRA), dos Fundos Municipais (SEMAT e SEMUTS), conforme Anexo I. VALOR DE REFERÊNCIA: R$ 5.548.689,45. ELEMENTO DE DESPESA: Obra ou Serviço de Engenharia. REGIME: Empreitada por preço Global. MUNICÍPIO: Vitória do Xingu. LOCAL DE ABERTURA: Av. Manoel Félix de Farias, nº 174. Centro. Vitória do Xingu. Na sala de Licitação da Prefeitura de Vitória do Xingu, CONTRATO OBRIGATÓRIO? Sim. STATUS LICITAÇÃO: Publicada. DATA DA PUBLICAÇÃO: 19/07/2017 – 15:57. DATA DA CRIAÇÃO: 19/07/2017 – 15:37. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 15:57.
Nossa reportagem conversou com uma pessoa que trabalha em uma Prefeitura da região, nesse tipo de setor, de Licitação. O mesmo nos informou que durante 25 anos que milita nessa área, jamais tinha visto uma Licitação ser publicada antes da visita técnica do TCM. Isso mostra que houve algum favorecimento para empresa(as) ligada(s) à atual administração de Vitória do Xingu seja(m) beneficiada(s).
O Ministério Público está investigando essa denúncia, assim como próprio Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) está analisando a veracidade dessa licitação.
No mês de julho deste ano, também publicamos matéria sobre crime ambiental. Apesar da grande Operação desencadeada pelos órgãos federais para conter o desmatamento e a exploração ilegal de madeira na Amazônia, existem pessoas que não respeitam e burlam a Lei. Um caso grave está acontecendo na Reserva Extrativista Verde Para Sempre. Denúncia que chegou à nossa redação informa da invasão de várias pessoas na referida Reserva Extrativista, na cidade de Vitória do Xingu.
Uma pessoa esteve por este dia na Fazenda Peri, que fica nesta Reserva, que é de responsabilidade do ICMBio, e detectou vários problemas, inclusive a exploração ilegal de madeira, bem como estão fazendo uma ponte sem autorização do órgão federal.
“Tem um Vereador de Vitória do Xingu, conhecido por Amaral, que está envolvido nesse crime ambiental. O mais grave de tudo, é que o referido Vereador está dando assistência usando um veículo da Prefeitura e também máquinas do Executivo, que estão abrindo estradas dentro da mata para invadir as terras para vender, bem como extrair madeira ilegalmente”, disse o denunciante, que pediu para não ter seu nome revelado com medo de represálias. A pergunta que todos fazem, é se o prefeito José Caetano Silva de Oliveira, de Vitória do Xingu, está compactuando com essa ação ilegal do Vereador, já que o mesmo está usando veículos e máquinas da Prefeitura?
Blog do Xarope com informações do RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.