quarta-feira, 9 de maio de 2018

COISAS DA POLÍTICA: Artur volta em Tucuruí; Úrsula Vidal próxima aos Barbalho; Xarope na eleição do Senado

Deu no blog do João Carlos
De volta
Do jeitinho que o Blog previu, na coluna Coisas da Política da última quinta-feira (3), o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) decidiu pela reintegração do prefeito de Tucuruí, Artur de Jesus Brito (PV), ao cargo. A decisão foi da desembargadora Ezilda Pastana Mutran, em concessão de medida liminar. O prefeito foi reconduzido ao cargo no último sábado (5), na Câmara Municipal (foto principal da Coluna).
Liminar
Brito estava afastado do cargo desde novembro do ano passado, por decisão do Poder Judiciário em Tucuruí. Além de dois afastamentos judiciais, ambos anulados por decisões de instâncias superiores, o prefeito teve o mandado cassado pela Câmara de Vereadores, medida agora suspensa pela liminar de Ezilda Mutran.
Reviravolta
A volta de Artur Brito ao cargo ocasionou outras importantes mudanças no cenário político e administrativo de Tucuruí. O primeiro, o retorno de Bena Navegantes (PROS), que estava prefeito interino, à presidência da Câmara. O vereador Weber Galvão (MDB), que estava secretário de Saúde, também retomou sua cadeira no Legislativo. E, por fim, a eleição suplementar marcada pela Justiça Eleitoral para 3 de junho foi suspensa. Pelo menos por ora.
Barulho
As negociações em torno da ida do PSD para a coligação de Helder Barbalho (MDB) não têm sido muito pacíficas como alguns querem fazer parecer. Fonte do Blog informa que o deputado estadual Júnior Ferrari não aceita o casamento de sua legenda com o emedebista e já anunciou que seguirá apoiando Márcio Miranda, pré-candidato do DEM ao governo do Estado.
Ataque
E por falar em Helder Barbalho, o pré-candidato emedebista ao governo tem corrido muito para tentar reverter a derrota que teve em Ananindeua na última eleição. E, segundo dizem, tem atacado especialmente lideranças ligadas ao prefeito Manoel Pioneiro, do PSDB, tentando desestabilizar o grupo tucano no município. Barbalho foi prefeito de Ananindeua por dois mandatos, o que não impediu que fosse derrotado na cidade em 2014.
Bolada
Ao contrário do que dissemos na Coluna de quinta-feira, não são R$ 14 milhões os recursos destinados pelo Ministério da Saúde para Parauapebas, através da intervenção do deputado Beto Salame (PP-PA) e do diretor do DAB, João Salame. Na verdade, o município contará com R$ 16 milhões a mais no caixa da Secretaria de Saúde, para investimentos daqui até o fim do mandato do prefeito Darci Lermen (MDB).
Tapete vermelho
Na sexta-feira (4), os irmãos Salame estiveram em Parauapebas para assinar os convênios. Foram recebidos com festa pelo prefeito, vereadores, secretários e outras lideranças do município.
Namoro…
E a jornalista Úrsula Vidal, hem? Deu o que falar a entrevista concedida pela pré-candidata do PSOL ao Senado à emissora de TV dos Barbalho em Santarém, a RBA. Ela estava acompanhada do pré-candidato a governador psolista, Fernando Carneiro, também entrevistado pela emissora. Úrsula não aparece nada bem nas pesquisas feitas naquela região, precisa muito ganhar visibilidade por lá e recebeu esse presentão dos Barbalho.
… Ou amizade?
Mas não é só isso. Há poucos dias, Úrsula Vidal iniciou programa de rádio na Rádio Clube de Belém, emissora também pertencente ao clã dos Barbalho. No meio político, a pergunta que muitos fazem é se o PSOL, sempre tão radical nas suas jornadas políticas, teria algum acerto com Helder Barbalho para a eleição deste ano, numa possível composição de segundo turno na corrida ao governo. Será?
Rede em conflito
A Rede Sustentabilidade, partido da presidenciável Marina Silva, decidiu lançar o jovem Fábio Júnior como pré-candidato ao governo do Pará. Mas a decisão, tomada em plenária do partido, não foi tranquila. O professor Ivanildo Gomes, que já foi candidato em outras eleições, queria a vaga, perdeu para Júnior, mas está tentando reverter tudo no tapetão.
Novo
Resultado de imagem para blogueiro xaropinhoAlguém, entre os leitores do Blog, já ouviu falar de Hiromar Cardoso? E um tal de Xaropinho, alguém conhece? Jornalista e blogueiro no oeste do Pará, o cidadão aparece bem nas pesquisas para senador em vários municípios daquela região.
Antipolítica
Filiado ao PPL (Partido Pátria Livre), Xaropinho chamou a atenção de pessoas importantes pelo seu bom desempenho nas pesquisas. E já tem gente articulando para lançá-lo como uma espécie de antipolítico na eleição ao Senado. Para fazer contraponto a nomes da política tradicional que devem ser candidatos ao cargo. A ideia é tentar eleger Xaropinho no segundo voto para senador.
Lançamento
Falando em candidatura ao Senado, será no dia 19 deste mês, às 13h, o lançamento da pré-candidatura do vice-governador Zequinha Marinho (PSC), em Marabá. O evento será no plenário da Câmara Municipal e os aliados do político no município pretendem lotar o local, com lideranças e apoiadores de Marinho em toda a região.
Pré-federal
Outro que passa por Marabá para lançar sua pré-candidatura, mas à Camara Federal, é o ex-deputado Giovanni Queiroz (PDT). Será na próxima quinta-feira (10), a partir das 19h, em evento na Marabá Pioneira, na Travessa Três de Outubro, próximo ao Colégio Futuro, segundo o que foi divulgado pela assessoria do pré-candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.