quinta-feira, 11 de julho de 2019

Polícia Federal deflagra operação que combate comércio ilegal de ouro no Oeste do Pará e em outras regiões

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Santarém/PA, atendendo pedido do Ministério Público Federal. O valor do sequestro é superior a R$ 16 milhões.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 10, a Operação Dilema de Midas II. Nesta ação foram cumpridos seis mandados de sequestro de bens em endereços situados no Estado de São Paulo, ligados a uma instituição financeira que atua na compra de ouro no Oeste do Pará e em outras regiões.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Santarém/PA, atendendo pedido do Ministério Público Federal. O valor do sequestro é superior a R$ 16 milhões.
A primeira fase da Operação foi deflagrada no dia 10 de maio. Na ocasião foi cumprido um mandado de busca e apreensão no Posto de Compra de Ouro da empresa em Santarém e outro na residência do responsável pelo estabelecimento. Também foram bloqueados judicialmente bens dos investigados.
A ação visa reprimir o comércio de ouro clandestino, procedente da Bacia do Rio Tapajós, pois a investigação correspondente revelou que grande parte do ouro adquirido pelo PCO da instituição financeira em Santarém era de origem clandestina, sendo “esquentado” com documentação ideologicamente falsa produzida pelo estabelecimento.
O nome da Operação faz referência ao Rei Midas que, segundo a mitologia grega, ganhou o poder de transformar tudo que tocava em ouro. Tal poder acabou se tornando uma maldição, visto que o impedia até mesmo de se alimentar pois, conforme a lenda, tudo o que tocava se transformava imediatamente em ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.