quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Escola José de Alencar deve ter sistema cívico-militar implantado em Santarém em 2020

Processo de matrícula ainda não começou, mas a busca por vagas já é grande. Audiência pública votará a implantação do sistema.
Por Tracy Costa
Escola estadual de ensino fundamental e médio José de Alencar, localizada no bairro Aparecida, em Santarém — Foto: Tracy Costa/G1A escola estadual de ensino fundamental e médio José de Alencar, do bairro Aparecida, em Santarém, no oeste do Pará, foi escolhida como um dos educandários do estado onde será implantado o sistema cívico-militar. O anúncio tem gerado curiosidade e interesse por matrículas, que ainda não estão disponíveis, mas já estão sendo bastante procuradas, segundo a diretora da escola.
O diretor da 5ª Unidade Regional de Ensino (URE), Francisco Nascimento, explicou que a escola foi escolhida por se encaixar nos critérios do Ministério da Educação (MEC). “Alguns pontos como a vulnerabilidade, baixo índice do IDEB e dentro de área de problemas sociais foram levados em consideração”, reiterou.
Uma audiência pública deve ser realizada na quinta-feira (5), às 9h, nas dependências da escola, onde será votada a implantação e esclarecidos os pontos acerca do assunto.
“Na quinta-feira, será realizada uma audiência, onde será decidido se o sistema deve ser aderido ou não. Nós convocamos os pais dos alunos e também os estudantes para participar”, convida o diretor.
O sistema cívico-militar já foi implantado em outros municípios paraenses, e apresenta resultados satisfatórios de avanço na educação. Dentro desse modelo são bastante trabalhados o civismo e o respeito.
“Tenho certeza que a escola vai se tornar uma grande potência”.
A diretora da escola, Bernadete Costa, disse que a expectativa é a melhor possível, e essa é uma parceria que só tende a dar certo. “A procura já está muito grande desde que surgiu a possibilidade de implantação do ensino aqui na escola. Os funcionários continuarão sendo regidos pela Seduc, mas nós teremos a parceria da Polícia Militar e Exército. O representante do bairro e a comunidade geral já sinalizaram positivamente para a implantação desse sistema na escola”, contou.
Escola José de Alencar
Fundada em 1º de maio de 1970, a Escola de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar trabalha com os níveis e modalidades de ensino fundamental II regular e EJA, fundamental 3ª e 4ª etapas, ensino médio regular e EJA e Programa Mundiar. Atualmente a escola conta com 918 alunos distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Este ano, a escola completa 50 anos e em comemoração pinturas e reformas estão sendo feitas no educandário. As salas de aula devem ser pintadas com temas das obras de José de Alencar. Segundo a diretora, o objetivo é que os alunos conheçam mais da literatura brasileira, além da vida e obra do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.