terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Pesquisa Destak aponta favoritismo de ex-prefeita do PT, e projeta terceira via na eleição de 2020 em Santarém

Primeira pesquisa da DESTAK de 2020, registrada no TRE, mostra o cenário político para a sucessão municipal em Santarém, bem como avalia os governos municipal, estadual e federal. A pesquisa está registrada no TRE sob o n. PA-00475/2020. 
A amostra foi de 621 entrevistas com eleitores acima de 16 anos, tendo uma margem de erro de 3,5% para mais ou para menos do resultado final. O período da realização da pesquisa foi de 09 a 12 de janeiro de 2020. 
Na questão espontânea em que não se mostra os nomes dos pré-candidatos aos entrevistados, a ex-prefeita, Maria do Carmo (PT) aparece com 31% das intenções de voto.
 
Os outros dois que se destacam com maiores intenções de voto são o atual prefeito, Nélio Aguiar (DEM), com 17% e Ney Santana (PSDB), 9%. 
Na questão estimulada, a pesquisa testou alguns cenários. 
No primeiro cenário com 10 pré-candidatos, Maria do Carmo obtém 50% das intenções de voto. O segundo colocado é o atual prefeito, Nèlio Aguiar, 19%. 
O terceiro é Ney Santana, 13%. Os demais pré-candidatos aparecem com índices abaixo de 4%.
A pesquisa, também, testou um cenário sem Maria do Carmo. O vereador Ney Santana ficaria em primeiro lugar com 34%, o atual prefeito chegaria em segundo lugar com 24%. 

Os demais pré-candidatos ficariam assim distribuídos seus desempenhos: Coronel Tomaso 5%, Jão da Massamix 3%, Jackson do Folclore 3%, Jota Ninos, Jarsen, Birinha e Valdir Matias, todos comm 1% de intenção de voto. Os outros 27% seriam de branco e nulo e indecisos.
Num possível segundo turno entre Maria e Nélio, a ex-prefeita ganharia com 56% das intenções de voto contra 24% de Nélio. 

Se o segundo turno ficasse entre Maria e Ney Santana, Maria ganharia com 55% dos votos contra 22% de Ney. 
Já entre Ney Santana e Nélio Aguiar, o atual vereador ganharia com 39% contra 25% de Nélio.
Quanto à expectativa de vitória, DESTAK perguntou: “Independente do seu voto, quem você acha que vai ganhar essa eleição em Santarém?”. 
50% dos eleitores acreditam que quem vai ganhar é Maria do Carmo; outros 24% que vai ser Nélio Aguiar e 15% Ney Santana.
A pesquisa quis saber em quem o eleitor votou em 2016. O resultado mostra que 55% disseram que votaram em Nélio Aguiar.

Em seguida foi perguntado para esse eleitor “se Nélio vier a ser candidato você votaria nele, novamente?”. 61% dos que disseram que votaram nele em 2016, não votam mais em Nélio, 21% votaria, 14% talvez votasse novamente. 

Quando se trata de avaliação de governo, a administração de Nélio Aguiar é reprovada por 51% dos eleitores santarenos. Sua aprovação é de apenas 23%. E 24% avaliam como um governo regular.
O governo de Helder Barbalho, em Santarém, está sendo aprovado até o momento por 55% dos eleitores santarenos. A sua reprovação é de apenas 13%. E 27% avaliam como um governo regular.

O governo de Bolsonaro está sendo aprovado em Santarém por 54% dos eleitores. A reprovação chega a 24%, enquanto a avaliação regular chega a 20%.
Desempenho 
A Destak também aferiu quem, dentre os atuais vereadores, os que têm mais chances.
Em primeiro lugar aparece, num empate técnico triplo, o Delegado Jardel (Podemos), com 15%, Antônio Rocha (MDB), 14%, e Ney Santana (PSDB), 11% — que foi o 2ª mais votado na eleição de 2016 e lançado pelo seu partido como pré-candidato a prefeito neste ano.
O bloco de vereadores entre 7% e 4% é liderado por Jackson do Folclore (PSL), com 7%. Abaixo, a configuração geral desse quadro.Espontânea 
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado cita livremente o nome do seu candidato, os mais citados, foram Delegado Jardel, Ney Santana, Mano Dadai, Tadeu Cunha, Henderson Pinto, Antônio Rocha, Sílvio Neto, Júnior Tapajós e Jackson do Folclore — todos ocupantes do cargo atualmente e, a grande maioria, na disputa à reeleição.
A DESTAK quis saber do eleitor se ele aprova ou desaprova a forma, isto é, a maneira de Nèlio Aguiar governar Santarém. O resultado mostra uma desaprovação de 67% e a aprovação de 29%. Outros 4% não souberam avaliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.