segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Pesquisa em Mojui mostra PSDB na frente, e influência do prefeito Jailson na sua sucessão

Pesquisa em Mojuí mostra PSDB à frente e influência de Jailson na sua sucessão
Everaldo, Juvenal, Jailson, Marco Antônio e Izailton: nomes na pesquisa
A primeira pesquisa da Destak de intenção de votos para prefeito de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, registrada na Justiça Eleitoral, mostra o PSDB à frente da disputa e o poder de influência junto ao eleitor do prefeito tucano Jailson Alves na sua sucessão.

O vereador Marco Antônio (PSDB) lidera em todos os cenários. Outro pré-candidato do partido, vereador Izailton Sousa, aparece em 3º lugar. O PSDB ainda não oficializou quem será o nome a prefeito da sigla neste ano. Juvenal Arruda (DEM), vice-prefeito, está 2º lugar.
Espontânea – cenário 1 
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes dos candidatos e os entrevistados falam livremente aquele que lhe vem à cabeça, Marco Antônio lidera com quase 24%, seguido por Juvenal Arruda (14,5%) e Izailton Sousa (10,9%).
Vereador do MDB, Everaldo Cordeiro (7,3%) está em 4º lugar. O oposicionista Emerson Silveira (PSB) surge logo a seguir com 4,2%. O número de indecisos (não sabem e sem resposta) chega a quase 30%.
Estimulada – cenário 2 
Na pesquisa tipo estimulada (em que o nome dos candidatos é sugerido aos entrevistados), em um cenário com 5 postulantes ao cargo de prefeito, Marco Antônio lidera com 32%. Em 2º, Juvenal Arruda (24%) e Izailton Sousa (17%) em 3º.
Everaldo Camilo, com 10%, está em 4º, seguido por Emerson Silveira (45). Os indecisos somam 8%, enquanto que os eleitores que irão votar em branco chega a 5%.
Estimulada – cenário 3 
Em um cenário com 4 candidatos (sem Everaldo Camilo), a pesquisa estimulada da Destak de janeiro mostra o tucano Marco Antônio (37%) com 9 pontos percentuais à frente do 2º colocado, Juvenal Arruda (28%).
O também tucano Izailton Sousa cravou a 3ª colocação com 21% e Emerson Silveira a 4ª, com 3%. Os indecisos (não sabe/sem resposta) somam 8%.



Rejeição dos candidatos 
O nome mais rejeitado entre os potenciais candidatos a prefeito de Mojuí dos Campos listados na pesquisa da Destak é o de Emerson Silveira, que lidera com 17%
Logo atrás dele, com 13%, aparece Izailton Sousa, seguido de Juvenal Arruda (11%).
Marco Antônio (8%) e Everaldo Camilo (9%) estão empatados tecnicamente na 4ª posição. Os 2 são os que têm a menor rejeição.
Influência de Jailson A Destak aferiu também a influência do prefeito Jailson Alves sobre o eleitorado do município. 34% disse que votaria em um candidato apoiado por ele, e 26% respondeu que “poderia votar”. A somatória desses dois tipos de eleitor sob influência do gestor de Mojuí chega a 60%.
Por outro lado, 36% dos entrevistados revelou que “não votaria” em candidato apoiado pelo prefeito. Até agora Jailson não se manifestou publicamente qual o candidato que irá apoiar para sucedê-lo no cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.