domingo, 6 de dezembro de 2020

Cerca de 3 toneladas de mapará são apreendidas na comunidade Itapuama, em Belterra


Pesca da espécie está proibida nessa época do ano. Carga deve ser doada à instituições sem fins lucrativos.
Uma carga de aproximadamente 3 toneladas de pescado da espécie mapará foi apreendida pela equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no fim da tarde de sábado (5) na comunidade Itapuama, em Belterra, no oeste paraense. Esta é a segunda vez que o crime ambiental é flagrado somente nesta semana.
Segundo o gestor do ICMBio em Santarém, Maurício Santamaria, esta ação faz parte da operação "Defeso", que está sendo realizada pela equipe em parceria com a Polícia Militar, com o objetivo de coibir a prática da pesca ilegal das espécies protegidas no período defeso com ênfase a captura do mapará na região do Baixo Tapajós.
"A abordagem foi feita entre as comunidades Itapaiuna e Prainha e devido a impossibilidade de doar o pescado neste período eleitoral, 30 dias depois das eleições, para ONG's e comunidades, a embarcação está sendo removida para Santarém, onde devem ser feitos os procedimentos de apreensão da embarcação e do pescado. A embarcação deve permanecer com o proprietário, por ele ser ainda réu primário", explicou Maurício.
O pescado deve ser destinado ao programa Mesa Brasil, que é uma rede nacional de banco de alimentos que combate a fome e o desperdício.
A operação "Defeso" segue até o dia 10 de dezembro e na última quinzena do período defeso, já no mês de março, deve ser realizada outra ação com o mesmo objetivo.
Blog do Xarope Via Tracy Costa, G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.