segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Professores voltam às escolas municipais nesta segunda, mas aulas presenciais começam só dia 9 de agosto em Santarém

MARIA JOSÉ SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  DE SANTARÉM 












O retorno das aulas presenciais aumentou a expectativa entre os estudantes tanto da rede municipal quanto do estado. A volta às escolas está marcada para esta segunda-feira(2), nas escolas estaduais e municipais.
Em relação à rede municipal de Santarém, neste primeiro momento, só os professores voltam às escolas, depois do recesso escolar, conforme o calendário do município. Aulas com estudantes somente a partir do próximo dia 9 de agosto.
Segundo o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, as aulas presenciais ocorrerão de forma híbrida e gradativa. A retomada presencial seguirá os protocolos sanitários para a segurança da comunidade escolar.
A primeira semana de agosto será para que professores, coordenadores, pedagogos e diretores definam o planejamento nas escolas para a volta segura dos estudantes e o calendário escolar para os meses subsequentes.
Não se trata de um novo ano letivo, mas o cumprimento do calendário escolar de 2021, que está ocorrendo de forma híbrida desde o início do ano.
Segundo a presidente do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino, Clarice Rebelo, na última sexta-feira (30), foi realizada a última reunião entre Sinprosan e o Comitê de Crise para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 em Santarém, para tratar do retorno às aulas presenciais no município.
Segundo Clarice, a categoria está ciente que volta às salas de aulas já nesta segunda-feira de forma normal, sem rodízio, pois não tem mais escalas e todos devem cumprir seus horários. A partir do dia 9, as aulas presenciais serão retomadas para os alunos que concordaram em levar os filhos à escola. As aulas de ensino remoto serão mantidas para atender aqueles que não retornarem neste primeiro momento.
Em relação aos profissionais da educação, Clarice Rabelo informou que nem todos os professores foram imunizados contra a Covid-19, mas a maioria já recebeu a primeira dose. Ela espera que até a semana que vem a segunda dose chegue a todos os trabalhadores. Clarice lembrou, no entanto, que há alguns que resistem à ideia de vacinação, pois não acreditarem na eficácia da vacina. Outros não se vacinaram ainda por causa de doenças.
Ela destacou ainda que o Sinprosan vai acompanhar todo esse processo de retomada das aulas presenciais até pra ajudar no cumprimento dos protocolos de biossegurança, fiscalizando se as medidas sanitárias estão sendo respeitadas para que a segurança de professores e alunos seja garantida.
Após 15 dias do retorno de suas atividades presenciais, as instituições devem atualizar o relatório dos registros dos estudantes e colaboradores que apresentarem quaisquer sintomas gripais ou indicativos da Covid-19.
O decreto assinado no último dia 14 pelo prefeito Nélio Aguiar, prevê o retorno no dia 2, de forma gradual, facultativo e intercalado das aulas. A proposta gradual foi aprovada por unanimidade pelo comitê intersetorial e também pelo Comitê de Crise e homologada pelo Conselho Municipal de Educação. 
Quanto ao número de alunos, a Semed propôs o seguinte:
- Turmas com até 15 alunos: retorno completo de todos os alunos (ensino presencial e não presencial – com uso de estudos dirigidos).
- Turmas com mais de 15 alunos: Divisão da turma em dois grupos (ensino presencial e não presencial – com uso de estudos dirigidos).
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano):
- Para as turmas divididas: aulas para cada grupo dois dias da semana alternados ou consecutivos, se segunda a quinta. Às sextas-feiras serão dedicadas aos alunos com necessidade de reforço escolar independente do grupo de atividades. (ensino presencial e não presencial – com uso de estudos dirigidos).
Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9 º ano):



- Para turmas divididas: cada grupo terá uma semana de aulas presenciais e outra semana de aulas não presenciais.



O retorno será facultado, ou seja, nenhum aluno será obrigado a retornar à rotina de aulas presenciais. Os pais que não se sentirem seguros em levar os filhos para aulas presenciais, a instituição de ensino deverá assegurar a opção em permanecer com aulas remotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.