sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços


Prevenir a violência contra a pessoa idosa com ações preventivas tem sido uma das apostas da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPID), vinculada à Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) da Polícia Civil do Pará. Em 2021, a Delegacia Especializada intensificou suas ações no enfrentamento a crimes contra os idosos, e de janeiro a dezembro deste ano, foram realizados mais de 800 atendimentos pelo serviço social da unidade, além de mais de 400 diligências para apuração de denúncias.

Para a titular da Delegacia Especializada, Cláudia Renata Guedes, o trabalho realizado este ano foi de superação, mas também de aproximação ainda maior entre a Polícia Civil, os idosos, familiares e comunidade em geral, a partir das ações efetivadas.

A Delegacia Especializada está localizada em Belém, e foi inaugurada em dezembro de 2011, com atribuição de proteger a pessoa idosa e atuar no enfrentamento aos crimes que atentem contra a dignidade humana e a violação do direito dos idosos. Cabe à Dpid a investigação na apuração do crime, sua autoria e instaurações de todos os procedimentos cabíveis, de acordo com a Lei 10.741/2003 que institui o Estatuto do Idoso.

A DPID apura diversos crimes como maus-tratos, apropriação de bens e proventos ou pensão, deixar de prestar assistência, abandono, expor a perigo a integridade e saúde física ou psíquica, além de crimes do código penal como injúria, ameaça e perturbação do sossego. As principais ocorrências registradas na DPID são referentes aos crimes de desvio de proventos, abandono e exposição a perigos, os quais após serem apurados, em sua maioria, são enviados ao Ministério Público do Pará (MP-PA).

*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*

com informações ROMANEWS

Um comentário:

  1. Na Empresa dos onibus Cremação/Ufpa Padre Eutiquio. existe um motorista chamado Ricardo que trata todos os idosos muito mal,inclusive policiais militar, quando sobem pela porta da frente, foi presenciado pelos demais passageiros que estavam no coletivo, ele acabando com um senhor bem velinho,que ficou nervoso e abalado,segundo um passageiro do onibus,disse que ele é sempre assim com todo mundo,só porque faz parte do Sindicato dos Rodoviários de Belém.

    ResponderExcluir

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.