quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Plebiscito que divide o estado do Pará para criação do Tapajós é adiado novamente; entenda



Na última quarta-feira, 24, a votação do projeto sobre a criação do estado do Tapajós foi adiada novamente. O motivo desse adiamneto se dá pelas dicussões em torno da PEC do Precatórios e da sabatina de André Mendonça, indicado para o Supremo Tribunal Federal, que derrubaram a pauta.
Esse projeto da criação do estado do Tapajós, estabelece que a nova unidade federativa terá 43,15% (área de 538,049 mil km²) do território do Pará. Com isso, o estado de Tapajós teria cerca de dois milhões de habitantes (15% da população do Pará), 11% do Produto Interno Bruto (PIB) do atual estado, que seria de quase R$ 6,5 bilhões, oito deputados federais e 24 estaduais e, inicialmente, 24 municípios, situados a oeste do estado atual, entre eles, Santarém que se tornaria a capital de estado, segundo o texto.

Além de Santarém, prevista para ser a capital, fariam parte do novo estado os municípios de Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Terra Santa, Trairão e Uruará.

Com informações do Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.