quarta-feira, 13 de abril de 2022

Encontrados vivos tripulantes de embarcação que saiu de Santarém com destino a Chaves, no PA



Parece cena de filme, mas não é. Um bilhete encontrado em uma garrafa levou a polícia ao paradeiro dos 6 tripulantes da embarcação Bom Jesus, que há mais de 10 dias não faziam contato com os familiares e chegaram a ser dados como desaparecidos. Ao menos essa foi a informação repassada ao superintendente regional da Polícia Civil do Baixo Amazonas, delegado Jamil Casseb. Uma equipe da Polícia Civil de Santarém já seguiu para o Amapá.

Os tripulantes foram encontrados pela Polícia Fluvial do Amapá em uma ilha, após o início das buscas a partir de Santana (AP) em direção a Chaves, no Pará. Informações iniciais dão conta de que a ilha fica localizada entre o Pará e Amapá. Uma operação de resgate e salvamento foi montada para resgatar os tripulantes.

A embarcação Bom Jesus saiu de Santarém, no oeste do Pará, no dia 24 de março, para levar uma carga ao município de Chaves, no Marajó, e o último contato dos tripulantes com familiares foi feito no dia 26 de março.

O desaparecimento dos tripulantes foi comunicado à polícia por familiares de dois dos tripulantes procuraram que procuraram a 16ª Seccional de Polícia Civil de Santarém na última segunda-feira (11). Os tripulantes haviam informado às famílias que estariam de volta cerca de 10 dias após o último contato, o que não aconteceu.

Os familiares também procuraram a Capitania Fluvial de Santarém que levou o caso às instâncias superiores e na terça (12) a Capitania dos Portos do Amapá enviou um navio para realizar buscas pela embarcação Bom Jesus.

Um inquérito administrativo foi instaurado pela Capitania dos Portos do Amapá para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do desaparecimento.

Foram encontrados com vida:

Antônio Oliveira dos Santos - maquinista mecânico;
Leilane Carla Ferreira Guimarães - cozinheira;
Cristiano de Azevedo Figueira - marinheiro
Joelson da Silva Costa - responsável pela carga;
Valdeney Dolzanes Reis - Policial Militar.
"Negão" – maquinista

O caso

O g1 apurou que o objetivo da viagem era levar uma carga para Chaves. Dois vídeos feitos pelo policial militar que fazia a escolta da carga circularam nesta terça-feira nas redes sociais.

Em um dos vídeos, Valdeney Dolzanes Reis mostra a embarcação encalhada. O policial militar conta que os tripulantes aguardavam a maré subir para poderem dar sequência à viagem.

Ao chegar em Chaves, os tripulantes foram informados que a pessoa que receberia a carga, teria desistido de fazer a retirada e para não perder a viagem eles levariam a encomenda até Nazaré, também na região do Marajó.

Desde então os familiares não tiveram mais contato com a embarcação e os tripulantes.

com informações G1 SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.