O prefeito disse à Vale que as compensações incluem a construção da orla e de um lago artificial (Foto: Ascom / Prefeitura de SFX) |
“Devemos entregar à Vale os projetos de desenvolvimento do município que a gestão anterior não teve coragem de exigir e se impor pelo que que é direito da nossa cidade. Esperamos que a Vale tenha compromisso com nosso município, se comprometer com o social e com a melhoria da vida da nossa sociedade. Fiquei muito satisfeito com a conversa e agradeço a todos os representantes da empresa que participaram da reunião. Vejo que o diálogo está tomando um caminho coerente e há boa vontade. Espero logo ter boas notícias à nossa população, com obras que vão melhorar a vida dos nossos cidadãos”, declarou o prefeito João Cleber.
Declaração exclusiva ao Fato Regional foi feita após reunião com a Vale para acordo a respeito das condicionantes para operação da usina Onça Puma, que tem 73% das operações em São Félix do Xingu.
Após nova reunião com a Vale, o prefeito João Cleber disse estar satisfeito com a boa vontade da mineradora e avanço do diálogo (Foto: Wesley Costa / Fato Regional) |
O prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber, fez uma declaração exclusiva ao Fato Regional após uma reunião com a Vale na tarde desta segunda-feira (26): “Qualquer empresa que se instale em São Félix do Xingu, precisa se comprometer com a população’. Para ele, o novo encontro com a mineradora foi positivo.
Há algumas semanas, o prefeito retomou o questionamento à mineradora sobre as condicionantes de operação da usina Onça Puma. João Cléber afirma que 73% das operações da usina, especializada em níquel, são em São Félix do Xingu. Porém, como os royalties do níquel são menores em relação a outros minérios, a compensação precisaria ocorrer de outras formas.
Entre as compensações apresentadas à Vale estão a construção da orla de São Félix do Xingu e de um lago artificial. Ambos os projetos, na avaliação do prefeito, vão alavancar o turismo, gerar emprego e renda e dar mais qualidade de vida à população.
A reunião contou com a presença de Luiz Veloso, Janine Cidreira e Hudson Brito, responsáveis pelo relacionamento institucional da Vale; e Kilma Cunha, gerente executiva de Operações da usina Onça Puma.
A Vale, em posicionamentos recentes, garante que tem cumprido todas as condicionantes de operação e mantém diálogo com todos as prefeituras das cidades onde atua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.