Prefeito Zé Maria Tapajós voltou a afirmar que saúde é prioridade da gestão municipal
Prefeito José Maria e Vice - Prefeito Carlos Martins com Secretários nas obras do Hospital Materno Infantil - Créditos : Reprodução / Divulgação |
O secretário de Infraestrutura, Sérgio Melo, informou que um novo processo licitatório será iniciado em breve para viabilizar a retomada das obras do Hospital Materno Infantil.
O anúncio foi feito durante visita que o prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós, acompanhado do vice-prefeito Carlos Martins realizou, nesta quinta-feira (2), à cosntrução, localizada no bairro Santa Clara.
Durante a visita, o prefeito reafirmou o compromisso assumido durante a campanha eleitoral de 2024, destacando que a saúde é prioridade de sua gestão dos secretários.
Zé Maria esteve acompanhado pelo secretários Sérgio Melo (Seminfra), Everaldo Martins Filho (Saúde), Michel Martins (Planejamento, Gestão, Indústria, Comércio e Tecnologia), e demais membros da equipe de governo.
“Vamos nos reunir hoje com a equipe técnica da Seminfra para definir o caminho que vamos seguir.
O certo é que será prioridade de parte do nosso governo, como também é do governo do estado, que é um dos financiadores desse projeto.
Aqui nós temos recursos do governo federal, do governo do estado e, também, do município.
Então é prioridade fazer com que esta obra seja concluída para entregar à população.
Não vai faltar da nossa parte, da nossa equipe, empenho para que num curto espaço de tempo, os trabalhos retornem e possamos entregar o Hospital Materno Infantil em pleno funcionamento”, destacou.
A obra do HMI está paralisada desde dezembro de 2024 devido ao destrato com a empresa responsável pelos serviços.
“Nossa missão é essa.
Estamos começando a estudar sobre este novo processo licitatório para trazer realmente uma empresa adequada para que essa obra possa ser finalizada.
Estamos vendo de perto e o que não vai faltar é empenho de nossa equipe para honrar este compromisso, que não é somente da gestão municipal, mas também do governo estadual”, explicou Sérgio Melo.
Uma equipe técnica realizará uma avaliação e um levantamento para reprogramar a obra, incluindo ajustes nos valores, que estão defasados desde a última reprogramação, realizada em 2023.
Agenda intensa em unidades de saúde
Além da visita às obras do HMI, o prefeito Zé Maria Tapajós deu continuidade às visitas técnicas em outras unidades da rede de saúde. No Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), o prefeito percorreu os setores, conversou com profissionais de saúde e ouviu relatos sobre os desafios no atendimento.
Ele reforçou o compromisso de sua gestão em realizar investimentos na área, com o objetivo de atender à crescente demanda da população.
Tapajós também mencionou estudos para possíveis mudanças no modelo de gestão do hospital.
“Estamos chegando agora. Dentro de 90 dias, o doutor Everaldo [Martins Filho, secretário de Saúde] vai me apresentar um diagnóstico completo da gestão.
Temos o projeto de descentralizar a gestão no que diz respeito ao ordenador de despesas, para que o hospital municipal tenha mais autonomia.
Mas isto ainda é um projeto em estudo, e a decisão final será tomada após a análise deste diagnóstico”, afirmou o prefeito.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, Tapajós destacou a importância de fortalecer a rede de saúde municipal.
Ele ressaltou as nomeações realizadas para a gestão das unidades hospitalares e a estruturação administrativa necessária para garantir um atendimento eficaz e humanizado.
“Temos hoje duas gerências, duas gestões das unidades hospitalares: a UPA e o Hospital Municipal.
Ambas estão subordinadas ao diretor do hospital, com supervisão administrativa da Secretaria Municipal de Saúde.
Esperamos que, através destas gestões, possamos garantir um atendimento de qualidade à população”, concluiu o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.