A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina contra a dengue criada pelo Instituto Butantan nesta quarta (26/11).
A vacina demonstrou uma eficácia elevada na prevenção da dengue, em torno de 75% nas fases de ensaio clínico e reduziu o índice de hospitalizações em mais de 90%.
Diferentemente da Qdenga, imunizante que já é aplicado em adolescentes no Brasil desde 2024, produzido pela Takeda, a vacina do Butantan é em dose única e pode ser aplicada em uma faixa etária mais ampla, segundo os estudos.
“A eficácia foi demonstrada após os estudos de acompanhamento de mais de cinco anos de pacientes que receberam uma única dose e mantiveram a proteção ao longo do tempo, além de um índice muito pequeno de eventos adversos.
É uma vacina extremamente segura e eficaz”, explica o infectologista Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
No início deste mês, o diretor da Anvisa Daniel Pereira já havia afirmado que a análise do imunizante Butantan-DV era uma prioridade da agência.
Ele informou que o processo envolveu “muitas horas” de discussão e que não há pedidos de outras vacinas em análise.
Fonte : metropoles_saudeciencia
Blog do Xarope via metropoles_saudeciencia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.