Programa se volta para o fortalecimento de valores cívicos, éticos e sociais, e aborda temas como direitos humanos, cidadania, entre outros
| Formatura de 110 crianças e adolescentes do programa PMzito em Xinguara, no sudeste do Pará |
A Polícia Militar do Pará realizou no ginásio de esportes da Escola Acy de Barros Pereira, em Xinguara, a formatura da primeira turma do Programa PMzito no município.
O evento, na quarta-feira (3), foi conduzido pelo Comando de Policiamento Regional XIII (CPRXIII), em parceria com a prefeitura municipal, e encerrou um ciclo de atividades que, ao longo de 2025, beneficiou 110 crianças e adolescentes organizados nos pelotões Alfa, Bravo, Charlie e Delta, todos vinculados à Polícia Militar.
A solenidade reuniu autoridades civis e militares, entre elas, a comandante do CPRXIII, coronel PM Formigosa; o comandante do 17º BPM, Tenente-coronel PM Aviz; e o prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção.
Eles destacaram a importância do programa para a formação cidadã da juventude local.
Em seu discurso, a coronel Formigosa ressaltou o compromisso da corporação com a educação e o desenvolvimento social das novas gerações.
“Hoje celebramos muito mais que uma formatura.
Celebramos a esperança que cada uma dessas crianças representa para o futuro de Xinguara.
O PMzito é uma semente de cidadania, disciplina e respeito, plantada pela Polícia Militar com o apoio da comunidade.
Nosso compromisso é construir, ao lado das famílias, caminhos de oportunidades e valores que fortaleçam nossa sociedade”, afirmou.
"Gostaria de agradecer a todos os envolvidos no PMzito mas principalmente aos nossos monitores, os sargentos PM Ferreira e Genésio e a cabo Lucimar, que com tanta dedicação, carinho e paciência, compartilharam ensinamentos importantes com todos os alunos ao longo do curso.
O programa nos ensinou a cuidar de nós mesmos, a pensar nas consequências de nossas atitudes e a sermos cidadãos melhores”, relatou o aluno Luiz Fernando Santos Silva, de 14 anos.
Responsável pela coordenação direta das atividades, o Tenente-coronel Aviz parabenizou os formandos e destacou a relevância da turma: “Esse não é apenas o encerramento de um ciclo, mas a celebração da coragem, disciplina e compromisso demonstrados pelos alunos ao longo da formação.
Poder contribuir para que essas crianças tenham um futuro de oportunidades é gratificante”.
Durante a cerimônia, os estudantes receberam seus certificados das mãos dos pais e prestaram homenagens aos instrutores do programa — 2º Sargento PM Genésio, 3º Sargento PM Ferreira e Cabo PM Lucimar — que acompanharam de perto o desenvolvimento da turma ao longo do ano.
Voltado ao fortalecimento de valores cívicos, éticos e sociais, o PMzito aborda temas como direitos humanos, cidadania, prevenção ao uso de drogas, educação para o trânsito, primeiros socorros, higiene, alimentação saudável, noções de combate a incêndios, prevenção de acidentes domésticos, conscientização ambiental e ordem unida.
O objetivo é formar crianças e adolescentes mais preparados, conscientes e participativos, aproximando ainda mais a comunidade da Polícia Militar e incentivando o protagonismo juvenil.
Sobre a expansão do programa, o diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, coronel Francisco, destacou a importância estratégica da iniciativa.
“O PMzito vem se consolidando como uma das políticas educacionais mais importantes da Polícia Militar, que vai além das atividades ostensivas.
Levar esse programa para todas as regiões do Pará significa investir na construção de uma juventude mais consciente, disciplinada e preparada para exercer plenamente a cidadania.
Nosso compromisso é fortalecer esse trabalho e garantir que cada vez mais crianças tenham acesso a oportunidades que transformem suas vidas”, afirmou o coronel.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.