Tradicionalmente, no Brasil, o mês de janeiro é marcado pela cor branca.
| Crédito: Balthazar Costa (AID/ALEPA) |
Desde 2014, o primeiro mês do ano passou a ser lembrado pela campanha nacional de conscientização acerca dos cuidados com a saúde mental e emocional.
Idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão Resende, do estado de Minas Gerais, a campanha Janeiro Branco foi compreendida pelos brasileiros como um período de união e esclarecimento sobre a importância do bem-estar psíquico.
Na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), o Departamento de Bem-Estar Social (DBES) opera ao longo de todos os meses do ano com uma equipe de psicólogos e assistentes sociais.
Os profissionais são especializados em oferecer aos servidores e a toda a comunidade atendimentos voltados à saúde mental.
Karla Lobato, diretora do DBES, ressaltou que a campanha realizada no primeiro mês do ano não se limita apenas à discussão sobre o diagnóstico de transtorno depressivo.
Segundo ela, os quadros de doenças relacionadas à mente humana são variados, citando como exemplo os casos de compulsão.
"Nos últimos anos, acabamos dando muito destaque aos quadros de transtorno depressivo, mas temos que ter ciência, também, de que não é apenas esse diagnóstico que se encontra presente na gama de casos relacionados às doenças mentais.
Temos os quadros de compulsões alimentares, de compras e jogos, bem como as questões relacionadas à ansiedade, que acabam afetando o nosso cotidiano", pontuou Karla.
"Quando surgem determinados sintomas físicos que afetam a nossa vida, sendo eles decorrentes de quadros de estresse ou ansiedade, o ideal é buscar uma orientação clínica para que possa ser feito o acompanhamento psicológico adequado.
Aqui no DBES, oferecemos esse apoio ao longo de todo o ano", explicou a diretora.
Serviço
Em 2025, o DBES realizou cerca 2.500 atendimentos somente nas áreas de psicologia e assistência social, contando com oito profissionais na equipe.
O departamento atende os servidores da Casa e seus dependentes. Já para a comunidade externa, o agendamento é feito via gabinete.
Legislação paraense
A Alepa aprovou, no ano passado, o projeto de autoria do deputado Lu Ogawa (PP) que se tornou a Lei nº 11.099/2025.
A norma institui em todo o Pará o Programa de Atenção à Saúde Mental, Prevenção à Depressão e Suicídio para Pais e Cuidadores de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down.
Sobre o Janeiro Branco
A campanha busca estimular a reflexão, o diálogo e o cuidado com a saúde mental, incentivando as pessoas a falarem sobre emoções, qualidade de vida e prevenção de transtornos como ansiedade, depressão e burnout.
No Brasil, a data foi institucionalizada por meio da Lei 14.556/2023, que prevê ações nacionais para promover hábitos saudáveis e prevenir doenças psiquiátricas, com enfoque especial na prevenção da dependência química e do suicídio.
A campanha destaca a importância de não ignorar sinais de fragilidade emocional, quebrar tabus e fortalecer uma cultura de cuidados constantes nos âmbitos familiar, social e organizacional.
Fonte : Alepa
Blog do Xarope via Alepa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.