sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

CUSTODIADAS DA COOSTAFE TRANSFORMAM MATERIAIS DA COP30 EM PEÇAS DE MODA SUSTENTÁVEL

Iniciativa coordenada pela Seap garante geração de renda, capacitação e ressocialização de mulheres no sistema prisional do Pará
Com foco na ressocialização de mulheres privadas de liberdade e na promoção da moda sustentável, a Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), vinculada à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), vem transformando materiais reutilizáveis em roupas e acessórios, a partir de doações feitas por empresas parceiras da organização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém em novembro de 2025.
As custodiadas confeccionaram vestidos, blusas, saias, ecobags e cases para notebook, utilizando carpetes e tecidos de lycra previamente usados em estruturas temporárias de eventos ligados à COP30. 
O reaproveitamento dos materiais garante uma destinação ambientalmente correta, ao mesmo tempo em que gera impacto social positivo, por meio da capacitação profissional e do incentivo à autonomia financeira.
De acordo com a tutora da Coostafe, Narayana Brotas, a produção das peças foi resultado de um processo criativo desenvolvido pelas próprias custodiadas, com base nas habilidades adquiridas em cursos e oficinas promovidos pela Seap. 
“Sem dúvida, a iniciativa é fundamental porque devolve a dignidade, senso de pertencimento e autonomia às custodiadas. Ao aprender um ofício e participar de uma cadeia produtiva real, essas cooperadas desenvolvem habilidades profissionais, disciplina, autoestima e visão de futuro”, ressaltou a tutora.
A geração de renda também é uma das vantagens do projeto. 
As participantes recebem um benefício financeiro proporcional à produção, conforme critérios definidos pela cooperativa e pela legislação vigente.
Cassiane Ferreira, cooperada há quatro anos e atual diretora comercial da Coostafe, conta como a iniciativa tem contribuído para seu desenvolvimento pessoal e profissional.
“Para mim é importante participar desta iniciativa, pois a cada oportunidade a gente tem muito aprendizado. 
Inclusive consegui aprender bastante sobre as técnicas de costura e também modelagem. Pretendo usar esses conhecimentos no futuro”, afirmou.
Ressocialização por meio do trabalho
Criada com o propósito de oferecer oportunidades de capacitação e geração de renda a mulheres privadas de liberdade, a Coostafe atua com foco na dignidade, reintegração social e valorização da mão de obra feminina no sistema prisional. 
O projeto vem sendo estruturado ao longo dos últimos anos por meio de parcerias com instituições públicas e privadas.
Atualmente, 15 custodiadas participam ativamente das atividades da cooperativa, acompanhadas por equipes técnicas e pedagógicas. Desde sua criação, dezenas de mulheres já foram beneficiadas pela iniciativa, que fortalece o compromisso do Governo do Pará com políticas penais mais humanas, produtivas e sustentáveis.
Como apoiar ou adquirir - Empresas interessadas em estabelecer parcerias, encomendar produções ou doar materiais reaproveitáveis podem entrar em contato com a cooperativa. 
A população também pode adquirir os produtos diretamente por meio do e-mail: coostafe@seap.pa.gov.br
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.