Evento, no próximo dia 30, aumenta para mais de 30 mil famílias, o número de beneficiários do programa habitacional na capital paraense
Durval Corrêa, de 84 anos, e Felícia Nascimento, 82, sonham com uma casa melhor. Moradores de Belém, os dois estão às vésperas de materializar o sonho antigo.
Eles estão na lista que contempla quase mil famílias com o benefício habitacional Sua Casa, no próximo dia 30, pelo Governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Pará.
Durval Corrêa conta que trabalhou como soldado da borracha na juventude, mas sua paixão é pela arte.
Ele integrou uma banda de música, e agora tem um hobby peculiar: confecciona chapéus temáticos que usa no dia a dia.
Corrêa não esconde que a casa em que vive está precária, ele aponta que ela fica abaixo do nível da rua e sofre constantes alagamentos. “Tenho 84 anos e o sonho de levantar minha casa, estou ansioso para receber o cheque e iniciar o aterramento do meu terreno, e assim garantir nunca mais ver com tristeza minha casa alagada”.
Dos seus 82 anos, Felícia Nascimento vive 40 deles na Travessa Pariquis, em uma casa com uma obra inacabada, pois segundo ela, o valor que recebe da aposentadoria como empregada doméstica nunca é suficiente para concluir a construção.
“O presidente Lula e o governador Helder vieram à minha casa no dia da inauguração da obra do canal (Tucunduba) e o governador prometeu que a ajuda chegaria, e chegou, graças a Deus.
Vou poder rebocar minha casa, colocar lajota, terminar a sacada, que não tem proteção nenhuma, estou emocionada e feliz com a proximidade desse dia”, frisou a aposentada.
O programa Sua Casa prevê a construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação da unidade habitacional.
A iniciativa estadual também garante recursos para a contratação da mão de obra do pedreiro que executa o serviço.
O valor para cada família pode chegar a R$ 21 mil.
O Governo do Pará enfatiza que o Sua Casa não é um financiamento, é uma doação feita pelo Governo do Pará.
No ato da compra na loja de material de construção, o valor integral recebido na venda, por meio do Sua Casa, é abatido do ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação que as empresas pagam ao Governo.
Qualquer loja com registro no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) pode participar do programa.
O diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro, relata que com mais essa entrega, em Belém, na próxima sexta-feira (30), o número de famílias beneficiadas com o auxílio habitacional na capital paraense será superior a 30 mil.
"É sempre gratificante entregar mais benefícios para as famílias de todo o Pará, pois cada cheque entregue tem o significado de mais uma moradia digna, que acolhe e protege toda uma família.
Sou grato ao governador Helder e à vice-governadora Hana pela confiança depositada em mim para trabalhar em prol de quem mais precisa", pontuou Pioneiro.
O Programa Sua Casa atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro (incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc.), além de idosos, famílias de pessoas com deficiência (PcDs), entre outros critérios técnicos.
Para receber o benefício, os candidatos devem atender aos critérios estabelecidos em lei para serem inscritos.
Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do Programa.
À medida em que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias.
A próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de Assistência Social da Cohab, momento em que os técnicos analisam a real condição social dos candidatos.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.