terça-feira, 6 de janeiro de 2026

MINISTROS HADDAD E LEWANDOWSKI PEDEM PARA DEIXAR O GOVERNO LULA

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, tem sinalizado nos últimos dias que pretende deixar o cargo no início de 2026, após avaliar que já cumpriu sua missão à frente da pasta desde sua nomeação em fevereiro de 2024. 
Fontes próximas afirmam que Lewandowski já conversou informalmente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre sua intenção de sair, e o presidente está analisando a melhor forma de conduzir a transição antes de anunciar um sucessor.
Lewandowski tem lidado com desafios internos, como o andamento da PEC da Segurança Pública, uma das principais bandeiras de sua gestão, e divergências sobre a estrutura da pasta após declarações e movimentações nos bastidores do governo. 
A saída dele não está oficialmente confirmada, mas aliados e servidores da pasta já comentam nos corredores que a decisão tende a se concretizar nas próximas semanas.
Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também é mencionado entre os nomes que podem deixar o governo nos próximos meses. Haddad chegou a dizer em entrevistas que poderia contribuir com a campanha de reeleição de Lula em 2026, o que exigiria sua saída da Esplanada para se dedicar à estratégia eleitoral, embora ele não pretenda concorrer a um cargo eletivo neste ano.
A movimentação faz parte de um plano maior de reformulação ministerial que está sendo estudado pelo Palácio do Planalto, com a expectativa de que muitos ministros deixem seus cargos para atuar em eleições ou em campanhas ainda neste ano.
Fonte : ZAZ
Blog do Xarope via ZAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.